Nutrição

Dieta com 100% de minerais orgânicos favorece segurança alimentar de animais

A suplementação permite melhor absorção dos microminerais além de evitar a contaminação por metais pesados


Publicado em: 12/03/2018 às 08:20hs

Dieta com 100% de minerais orgânicos favorece segurança alimentar de animais

A utilização de minerais inorgânicos na dieta é muitas vezes responsável pela contaminação de metais pesados, bem como, a diminuição de absorção e utilização dos minerais pelos animais. Pesquisas da Alltech em parceria com universidades e instituições indicam que a indústria tem utilizado níveis de zinco, cobre, manganês, ferro e selênio, muito superiores aos dos preconizados pelas tabelas, tanto do NRC (National Research Council, 1994), quanto das Tabelas Brasileiras de Aves e Suínos (Rostagno et al., 2011). Uma alternativa na nutrição mineral utilizada tem sido a substituição de todos os microminerais inorgânicos por orgânicos.

Entre as vantagens dos minerais orgânicos estão sua maior biodisponibilidade (melhor absorção), influência no metabolismo celular e menor excreção ambiental. “A dieta com 100% de microminerais orgânicos pode otimizar vários índices, como ganho de peso, conversão alimentar, qualidade carcaça, qualidade interna e externa de ovos e ainda contribuir para melhorar a capacidade antioxidante e o valor nutricional da carne, leite e ovos”, explica a gerente técnica da Alltech, Adriana Nascimento.

Já os inorgânicos são produzidos e possibilitam a contaminação por metais pesados, como cádmio, chumbo, arsênico e mercúrio, além de possuir menor absorção pelo organismo do animal. Por isso, uma alternativa é a suplementação por meio da transformação dos minerais em proteinatos. Isso permite que os elementos ultrapassem com mais segurança o ambiente do trato gastrointestinal para absorção, como faz o Bioplex TR, um mix de microminerais orgânicos da Alltech, que possibilita a suplementação mineral mais efetiva e no caso do selênio de forma semelhante a natural.

“Com isso, é possível fazer mais com menos. Ou seja, a dose de inclusão de minerais na dieta é menor e a rentabilidade é maior ao produtor”, ressalta a especialista. A Alltech desenvolve projetos de pesquisa na área com universidades federais e instituições reconhecidas com o objetivo de definir a substituição adequada de minerais inorgânicos por orgânicos, sem causar queda no desempenho e deposição tecidual.

Fonte: Centro de Comunicação

◄ Leia outras notícias