Gestão

Dia de campo mostra pecuária leiteira na ILPF no Portal da Amazônia

Estão abertas as inscrições para o Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira do Portal da Amazônia, que será realizado no dia 1º de março, na Estância Vanda, em Paranaíta (MT)


Publicado em: 20/02/2018 às 14:40hs

Dia de campo mostra pecuária leiteira na ILPF no Portal da Amazônia

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril ou presencialmente na sede do Sindicato Rural de Paranaíta ou ainda na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta.

Promovido pela Embrapa e parceiros, o dia de campo mostrará a produção de leite em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na propriedade do sr. Nivaldo Michetti.

A Estância Vanda tem uma área total de 100 hectares, dos quais 35 hectares são de preservação. Começou a ser trabalhada há oito anos, quando a família Michetti se mudou do Paraná para o norte de Mato Grosso. A área até então sem benfeitorias e com solo degradado foi sendo trabalhada seguindo os melhores preceitos técnicos e hoje se tornou referência na produção leiteira na região. Atualmente conta com 30 hectares destinados à pecuária leiteira e 35 hectares à produção de gado de corte.

Com pastejo rotacionado, conforto animal na sombra das árvores, rotação de culturas e uso de genética europeia (jersolando), chega a produzir cerca de 900 litros de leite por dia, com média de 16 a 18 litros por animal dependendo da época do ano.

Programação

O credenciamento do participantes será feito a partir das 8h30 e a programação terá início às 9h. Após a abertura, haverá uma apresentação do projeto Rural Sustentável, que prevê incentivos para propriedades que adotam tecnologias de baixa emissão de carbono, como a ILPF, por exemplo.

Na sequência, o anfitrião Nivaldo Michetti fará um breve histórico e abordará a evolução das atividades na Estância Vanda.

Feita a contextualização da propriedade, os participantes serão divididos em dois grupos e percorrerão duas estações de campo. Em uma delas o analista do Imea Miqueias Michetti abordará os sistemas de ILPF como estratégia para produção de leite no bioma Amazônia. Já na outra, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Luciano Lopes falará sobre o manejo e o bem-estar animal na pecuária leiteira.

Realização

O Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira do Portal da Amazônia é realizado pela Estância Vanda e Embrapa, em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Paranaíta, CDL de Alta Floresta, Empaer e Senar-MT. Conta com apoio do Projeto Rural Sustentável, Rede ILPF, Unipasto e Flora Sinop.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias