Outros

Dia de Campo do PMGZ na Fazenda Chaparral, em Campo Grande (MS), reúne mais de 200 pecuaristas e técnicos

O pecuarista Ueze Zahran abriu as portas da Fazenda Chaparral (Campo Grande, MS) para mostrar os resultados do seu programa de seleção genética da raça Nelore.


Publicado em: 25/03/2015 às 08:00hs

Dia de Campo do PMGZ na Fazenda Chaparral, em Campo Grande (MS), reúne mais de 200 pecuaristas e técnicos

O pecuarista Ueze Zahran abriu as portas da Fazenda Chaparral (Campo Grande, MS) para mostrar os resultados do seu programa de seleção genética da raça Nelore. Participante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a propriedade mostrou os excelentes resultados produtivos obtidos, com foco da seleção de animais para a pecuária moderna: precoces, com boa carcaça e excelente conformação. “Nosso negócio é produzir bovinos adequados ao momento atual da atividade, contribuindo com nossos parceiros para a obtenção do melhor resultado econômico”, disse o criador. O dia de campo foi realizado juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Dow Agrosciences, Marfrig e DSM Tortuga, parceiros da ABCZ.

Cerca de 200 pecuaristas de várias partes de Mato Grosso do Sul, técnicos e especialistas em pecuária acompanharam in loco lotes de animais que confirmam o perfil produtivo dos animais da Fazenda Chaparral. “A preocupação com a qualidade produtiva e reprodutiva dos animais centraliza os nossos investimentos”, confirma o gerente Gustavo Roveda Stucchi.

O dia de campo incluiu também apresentação da Dow Agrosciences sobre a necessidade de cuidar das pastagens. “Estudos realizados pela empresa apontam ganhos médios de R$ 210,00 por hectare com a recuperação dos pastos a partir do uso de insumos, comprovando que o uso de tecnologias modernas realmente valem a pena”, explicou Gustavo Catanante, da Dow. Palestra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) destacou a preocupação da Chaparral com o bem estar animal. Para a Fabíola Davy Franco, membro da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do MAPA em MS, esse princípio tem de nortear os trabalhos na pecuária, considerando os desafios da atividade perante a sociedade.

Luiz Antonio Josahkian, superintendente técnico da ABCZ, fechou o ciclo de palestras destacando a importância do uso de genética de qualidade, ressaltando a importância (e os ganhos) do investimento no PMGZ e dos benefícios do uso de reprodutores melhoradores. “A pecuária vive um momento decisivo, em que a busca por resultados zootécnicos é imprescindível. Nesse cenário, não há mais espaço para terminar animais com quatro anos. Isso é prejuízo e a genética está aí para ajudar os pecuaristas a obter resultados econômicos superiores”, aponta o especialista da ABCZ.

Para Leda Garcia, diretora da ABCZ em Mato Grosso do Sul, eventos como o realizado na Fazenda Chaparral demonstram o investimento de pecuaristas do MS para evoluir tanto em questões produtivas e reprodutivas quanto em sustentabilidade. “É notório o avanço da atividade em todos os sentidos. A Chaparral faz um excelente trabalho e dias de campo com o realizado pela ABCZ, o MAPA e as empresas parceiras multiplicam informações importantes, como os resultados obtidos com o Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ), causando impacto positivo nos participantes. Isso é bom para todos os envolvidos na cadeia da carne no estado”, ressaltou Leda.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

◄ Leia outras notícias