Outros

Dia de Campo destaca os avanços da olivicultura no Brasil

A primeira extração de azeite de oliva extravirgem no Brasil completa 10 anos em 2018. Este marco e os avanços obtidos pela cultura na região da Serra da Mantiqueira serão destaques durante o 13º Dia de Campo de Olivicultura


Publicado em: 19/03/2018 às 15:40hs

Dia de Campo destaca os avanços da olivicultura no Brasil

A primeira extração de azeite de oliva extravirgem no Brasil completa 10 anos em 2018. Este marco e os avanços obtidos pela cultura na região da Serra da Mantiqueira serão destaques durante o 13º Dia de Campo de Olivicultura, que será realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, em Maria da Fé, no próximo dia 23 de março.

Desde a década de 1970, a EPAMIG desenvolve, no Campo Experimental de Maria da Fé, pesquisas para a adaptação de cultivares de oliveira, produção de azeitonas e de azeite. Em 2008, foi realizada a primeira extração, feita com máquina artesanal, que resultou em cerca de 40 litros de azeite. Em 2017 foram produzidos 42 mil litros de azeite extravirgem e há a perspectiva de que esse número dobre na safra atual.

Atualmente, cerca de 40 marcas de azeites são produzidas na Região da Serra da Mantiqueira, que abrange municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. "De 2008 até agora a principal mudança que notamos foi no interesse dos produtores. Naquela época haviam 3 ou 4 produtores se dedicando à cultura, hoje são cerca de 160 aqui na região e alguns municípios do Espírito Santo", informa o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira. Os olivicultores tem investido também em lagares próprios (espaços para a extração), já são 18, segundo números da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive).

Luiz Fernando destaca também o avanço nas tecnologias para a obtenção de um produto de qualidade. "Hoje nós temos uma experiência muito maior, tanto no processo quanto no conhecimento deste azeite produzido na região. Um azeite fresco, com cheiro e aroma frutado, que chega ao consumidor em um intervalo curto após sua extração e com características sensoriais de amargo e picância distintas às de outras regiões produtoras", afirma.

Informações técnicas e gastronômicas

Durante o Dia de Campo, os participantes poderão acompanhar cinco palestras, que vão destacar os 10 anos da primeira extração e avanços alcançados; qualidade do azeite; comercialização; plantio e tratos culturais; e associativismo na olivicultura. Simultaneamente, acontecerá a 3ª Mostra Tecnológica na qual serão expostos maquinários e implementos agrícolas para uso na olivicultura. "Este ano, o nosso grande foco é a comemoração dos 10 anos da primeira extração, por isso convidamos os produtores da região para exporem os azeites deles. Teremos também estandes com produtos derivados, sabonetes, cosméticos, chocolates e artesanatos com a madeira da oliveira", adianta o pesquisador Pedro Moura.

Outra novidade, será a oficina de gastronomia “Cozinhando com o Chef”. Na oportunidade, o chef Ronie Peterson, do Hotel Senac Grogotó em Barbacena, preparará receitas usando o azeite extravirgem da EPAMIG. A oficina, para 80 participantes, acontecerá paralelamente às demais atividades do Dia de Campo. As inscrições são gratuitas.

Informações: (35) 3662-1227 / cemf.evento@epamig.br

Fonte: Assessoria de Comunicação EPAMIG

◄ Leia outras notícias