Outros

Defasagem na armazenagem de grãos impacta sobre o produtor rural da região Centro-Oeste

A CASP apresenta soluções viáveis para agricultores e pecuaristas


Publicado em: 11/04/2018 às 07:30hs

Defasagem na armazenagem de grãos impacta sobre o produtor rural da região Centro-Oeste

A CASP estará presente na 17ª edição da Tecnoshow COMIGO. A feira, realizada em uma área de 60 hectares do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), acontece entre os dias 9 a 13 de abril. Com 550 expositores, a expectativa dos organizadores é de que mais de 102 mil pessoas passem pela exposição, considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste.

O estande da CASP está localizado na Avenida dos Canteiros, esquina com a Rua 3. Com unidade fabril em Amparo (SP), unidades comerciais em Maringá (PR) e Itaberaí (GO), e mais de 400 colaboradores, a CASP sempre prezou por oferecer soluções criativas e rentáveis para seus clientes.

Os equipamentos CASP são os únicos fabricados com tecnologia 100% nacional. Serão apresentadas soluções em equipamentos que operam na recepção, limpeza, secagem, armazenagem e expedição de grãos. São projetos que atendem produtores de todos os portes e cooperativas de café, além de milho, soja, cevada e demais grãos cultivados. Por causa do tamanho, os equipamentos não ficam em exposição.

Organizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), a Tecnoshow é uma das mais importantes feiras do setor agrícola, beneficiando toda a cadeia produtiva desde o plantio ao armazenamento de grãos.

A região mantém um ritmo forte na produção de grãos nos últimos anos e a armazenagem torna-se cada vez mais necessária. Sem um sistema de armazenagem, a produção agrícola sobrecarrega as estradas, aumenta o custo de produção, aumentam os riscos de acidentes, sobrecarrega a já precária estrutura portuária e eleva-se o valor dos fretes.

“A falta de unidades deixa boa parte dos grãos produzidos sem a possibilidade de armazenagem, o que significa fretes mais caros e preços mais baixos para os produtores. Consequentemente, a margem de lucro é bem menor”, explica Andréa Hollman, Executiva Principal da Unidade Armazenagem de Grãos.

Uma solução que se apresenta muito viável é a construção de silos para armazenagem nas fazendas. “A iniciativa permite manter os grãos por perto e ter controle sobre o que é produzido, permitindo comercializar os grãos em momento mais rentável, evitando perda de dinheiro na pós-colheita”, detalha a executiva da CASP.

Soluções para confinamentos - A opção pelo armazenamento não se restringe apenas aos agricultores, mas é indicado também para pecuaristas que investem em infraestrutura adequada em suas propriedades visando a terminação de bovinos em confinamento.

Quando o confinamento é de pequeno a médio porte, o produtor pode optar pelo silo fundo cônico de 60º, que armazena até 33 toneladas de ração. Acompanhado do distribuidor e dosador de ração, o abastecimento dos cochos é feito automaticamente, diminuindo tempo e custo com mão-de-obra.

Já em confinamentos de grande porte, o produtor tem a opção dos silos de fundo plano que armazenam grandes quantidades (acima de 70 toneladas), elevadores (transportadores) e silos elevados que recebem e repassam a ração em menor quantidade para o misturador de ração ou abastece diretamente o carrinho/distribuidor, que levará a ração até o local do trato.

Fonte: Assessoria de Comunicação CASP

◄ Leia outras notícias