Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Custo de produção de leite recua 8% no 1ºsemestre

Segundo dados do Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), de janeiro a junho, o custo operacional total por litro de leite recuou de R$ 1,05 para R$ 0,97. Só de maio para junho, o custo recuou 2,8%.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, a retração é resultado da queda nas cotações do milho e da soja, utilizados para suplementar a alimentação dos animais. "Somente o preço do concentrado recuou 20%", afirma o analista.

O concentrado representa de 30% a 40% do custo operacional total de uma propriedade de pecuária leiteira em um sistema padrão de produção, diz Rodrigues. "A dependência do concentrado é muito grande em propriedades de maior produção, por isso a importância dessa queda." Em animais confinados, a produção varia de 25 a 40 litros por animal por dia.

Clima

Em regiões como Minas Gerais, São Paulo e Goiás, os produtores também foram beneficiados pelas chuvas, que ampliaram o período de alimentação a pastos. "O produtor consegue prolongar até o final de maio esse alimento e pode passar a utilizar a silagem em junho. Desta forma ganha um fôlego de um mês". A silagem de milho, de cana-de-açúcar corrigida com ureia e de capim picado são as mais utilizadas e aumentam o custo de produção.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 07/07/2017 às 12:50hs
Fonte: DCI
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: