Turismo Rural

Curso estimula turismo rural em Minas

O grupo já está se mobilizando para criar um projeto que abrangerá a criação do roteiro turístico de Guarani


Publicado em: 01/06/2017 às 13:30hs

Curso estimula turismo rural em Minas

“Mesmo sendo da cidade, quanta coisa descobri ao participar do curso! Há muito que descobrir e explorar na nossa cidade.” A frase cheia de entusiasmo é de Marco Aurélio de Santis Sica, morador de Guarani, que participou do curso Turismo Rural - A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) e o Sindicato Rural de Guarani.

Ao longo das aulas, foram analisadas as potencialidades turísticas do município mineiro. Os participantes tiveram oportunidade de aprender sobre o desenvolvimento de técnicas para planejamento e condução de grupos em ambientes naturais, análise de trilhas, elaboração e comercialização de roteiros, educação ambiental para o turismo sustentável, otimização do tempo e segurança no trabalho.

“Conduzidos pela instrutora Dora Pedroso, eles tiveram oportunidade de visitar pontos turísticos da cidade e descobrir mais sobre a área rural”, explica a mobilizadora Michele Moreira. Para ela, o curso levou aos participantes “conhecimento a respeito da história, da cidade e da região, proporcionando uma visão de empreendedorismo e fonte de renda.”

Para Marco Aurélio, que está abrindo um hostel em Guarani, “o ganho foi imenso. Os resultados desse trabalho trarão benefícios não só à minha atividade, mas para a cidade em si, já que a atividade é realizada em cadeia. O curso nos abriu possibilidades de explorar mais e melhor nossa cidade, principalmente no que diz respeito à natureza.”

Outro participante, José de Fátima Fernandes Júnior, acredita que o projeto vai ajudar a atrair turistas a Guarani, onde é proprietário de uma lanchonete. “O curso foi ótimo! Descobrimos várias riquezas da nossa cidade que sequer imaginávamos. Eu já participo da organização de passeios ciclísticos e de encontros de trilheiros, mas, de agora em diante, vou poder aplicar os conhecimentos do curso, tendo em vista os ensinamentos sobre como conduzir, sinalizar, localizar etc.”

Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR/MG

◄ Leia outras notícias