Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Criadores fundam Núcleo Girolando Vale da Mantiqueira para difundir tecnologias para pequenos produtores da região

Pecuaristas do Vale da Mantiqueira, região que já foi uma das principais bacias leiteiras do Brasil, criaram uma entidade para difundir o uso de animais da raça Girolando nas propriedades locais. O Núcleo Girolando Vale da Mantiqueira foi fundado no dia 17 de fevereiro, em São João da Boa Vista/SP, e será presidido pelo pecuarista Paulo Gabriel Reis Nader, que é proprietário da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista de Caconde.

A prioridade do Núcleo neste primeiro ano de atuação será levar mais tecnologia aos sistemas de produção, especialmente aos pequenos e médios produtores rurais. Entre as propostas da nova entidade, está a difusão do uso da técnica de inseminação artificial com sêmen de touros provados pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) em pequenos e médios rebanhos.

Os criadores também serão incentivados a realizar o Controle Leiteiro Oficial dos animais, considerado uma ferramenta de seleção importante. Os dados extraídos no Controle Leiteiro são utilizados para gerar as avaliações genéticas de reprodutores e matrizes, auxiliando o criador a selecionar os animais de melhor valor genético e, consequentemente, acelerar o processo de seleção do rebanho. Outro projeto será a capacitação técnica dos pecuaristas e profissionais do setor, com a realização de dias de campo e de treinamentos focados no negócio do leite, além da participação em exposições, shoppings e leilões da raça.

Segundo Nader, a região é composta em boa parte por pequenos e médios produtores que não participam ativamente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, mas que carecem dos serviços oferecidos pela entidade. “Essas ações que iremos realizar contribuirão muito para a melhoria do plantel local. Pretendemos consolidar novamente a região como uma importante bacia leiteira baseada no gado Girolando, que tem como vantagens o fato de ser uma raça de alta produtividade e permitir trabalhar com um baixo custo de produção.”, explica o presidente do Núcleo Girolando Vale da Mantiqueira.

A solenidade de fundação da entidade contou com a presença do superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva, do técnico da entidade, Juscelino Ferreira, do representante comercial da empresa ST Genetics, João Batista, de criadores da região e de representantes das Associações das raças Holandesa e Gir Leiteiro.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 13/03/2017 às 14:40hs
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: