Governo

Coreia do Sul deve abrir mercado para carne suína brasileira, diz governo

Coreanos pretendem importar a carne suína brasileira produzida em Santa Catarina, único estado considerado livre da febre aftosa


Publicado em: 20/04/2018 às 18:00hs

Coreia do Sul deve abrir mercado para carne suína brasileira, diz governo

A Coreia do Sul deve abrir seu mercado para a carne suína do Brasil, com a negociações sendo fechadas nos próximos dias, informou nesta terça-feira o Ministério de Agricultura do Brasil, em nota.

Os coreanos pretendem importar a carne suína brasileira produzida em Santa Catarina, uma vez que o Estado é considerado livre da febre aftosa sem vacinação, o único a ter tal status sanitário no país.

A Coreia do Sul é um dos mercados mais almejados pelos exportadores, pelo preço que paga pela carne.

O ministério também disse na mesma nota que estão em fase final as negociações para a reabertura do mercado da Rússia para a carne suína brasileira, após as exportações brasileiras terem sido suspensas em dezembro de 2017, devido alegações da presença de aditivos em corte suínos.

Uma reunião entre as autoridades sanitárias brasileiras e russas está marcada para 24 de abril. A Rússia é um dos principais mercados para a carne suína do Brasil.

Além disso, espera-se um crescimento na exportação de carne bovina, suína e de aves, para a China, com vinda da "tão esperada missão da China, para ampliação do número de plantas frigoríficas autorizadas à embarcarem todos os tipos de carnes aquele país", acrescentou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no mesmo comunicado.

Por fim, a Indonésia deverá ser um novo mercado para a carne bovina do Brasil, com uma missão técnica indonésia visitando frigoríficos no país nesta semana, durante a fase final de negociações.

O Brasil é o maior exportador global de carne bovina e de frango e está entre os maiores fornecedores de carne suína.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias