Gestão

COPAGRIL: Cooperativa inicia o recebimento de embalagens de defensivos agrícolas

Copagril realiza o recebimento de embalagens tríplices lavadas de defensivos agrícolas no ano de 2018 em suas unidades


Publicado em: 02/02/2018 às 15:20hs

COPAGRIL: Cooperativa inicia o recebimento de embalagens de defensivos agrícolas

Visando garantir condições seguras ao meio ambiente e à saúde humana e buscando evitar o descarte de resíduos tóxicos em locais inadequados, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, em parceria com a Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa), novamente realiza o recebimento de embalagens tríplices lavadas de defensivos agrícolas no ano de 2018 em suas unidades.

Logística reversa - O trabalho faz parte da logística reversa, a qual estabelece que os revendedores de defensivos providenciem a destinação correta das embalagens vazias, visando a proteção do meio ambiente. Após o recolhimento nos locais estipulados, a Ardefa destina as embalagens para a reciclagem ou para incineração em locais credenciados de acordo com o tipo da embalagem. Ao todo, em 16 anos de atividades já foram mais de 40 milhões de embalagens recebidas e destinadas corretamente pela Ardefa.

Tríplice lavagem - Para poder fazer a entrega das embalagens de agrotóxicos é necessário que o agricultor agende sua entrega e realize a tríplice lavagem das embalagens. Este processo de lavagem consiste em lavar três vezes a embalagem vazia e em seguida perfurá-la para inutilizá-la para outros fins. Para lavar, a embalagem vazia deve receber água em até 25% da sua capacidade, ser tampada e agitada durante cerca de 30 segundos. Esse procedimento deve ser repetido outras duas vezes e, por fim, a embalagem deve ser furada no fundo para ser inutilizada. A água utilizada para isso deve ser despejada dentro do equipamento usado para aplicação do produto para ser aproveitada em futuras aplicações e jamais pode ser despejada de forma inadequada no meio ambiente.

Calendário definido - O calendário de recebimento da Copagril para o primeiro semestre de 2018 já foi definido e os trabalhos se iniciam já na próxima semana. O horário de recebimento em todas as localidades é das 09h00 às 16h00.

Fonte: Assessoria Copagril

◄ Leia outras notícias