Gestão

Coosuiponte celebra 18 anos de realizações; conheça a história da instituição

A cooperativa comemorou, em 22/4, seu décimo oitavo aniversário. Ao longo dos anos, acumulou conquistas e fortaleceu a suinocultura da região


Publicado em: 29/04/2016 às 14:15hs

Coosuiponte celebra 18 anos de realizações; conheça a história da instituição

Nos anos 90 a suinocultura já era expressiva no Vale do Piranga. O setor se mantinha firme e em constante crescimento, apoiado pelo sólido alicerce da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap). Crescia a produção e a qualidade dos suínos era notória. Mas, ainda assim, os produtores sabiam que poderia ser oferecido muito mais à região. A vontade de desenvolver saiu do papel para se tornar uma realidade: Se estabelecia, em Ponte Nova (MG), no dia 22 de abril de 1998, a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), para proporcionar mais competitividade de mercado ao setor.

Até então, alguns suinocultores exerciam um grupo de compras (UNIDEZ). O modelo, em escala menor, funcionava para minimizar custos com a compra em conjunto. Essa foi a primeira experiência e comprovou um ganho em competitividade. Mas ainda era preciso mais coletividade e melhor acesso às novas tecnologias. “Os suinocultores de menor porte ainda estavam órfãos. Partiu desse grupo, que eram associados à Assuvap, a criarem a Coosuiponte”, lembra o produtor Luciano Salgado Arantes.

A cooperativa surgiu de uma necessidade de montar uma central de compras que orientasse os produtores na aquisição de insumos e medicamentos necessários. “A cooperativa, é o farol que nos orienta sobre as melhores compras”, afirma o suinocultor Fernando César Soares. “A concorrência aumenta cada vez mais. Grandes integrações, grandes empresas. Nós só vamos ser fortes, se estivermos unidos. E a cooperativa é essa ferramenta que nós temos de união”, concluiu o produtor João Carlos Bretas Leite. E foi com o apoio de todo o setor que a cooperativa se estabeleceu, cresceu e completou, em 2016, seu décimo oitavo aniversário – repleto de realizações e conquistas.

Assuvap e Coosuiponte juntam forças

No ano de 2004, a Assuvap e Coosuiponte se reorganizam e começam a atuar de maneira conjunta. Com a ajuda do Sebrae, as duas entidades ficam mais fortes e passam a ocupar a mesma sede. Um grande ganho para a suinocultura, que hoje ocupa posição de representatividade econômica na região do Vale do Piranga. “Apesar das duas terem características e funções bem distintas, a Assuvap institucional e a Coosuiponte comercial, agora é tudo em prol da atividade. Dá maior competitividade ao setor”, destacou o cooperado Henrique Monteiro.

Com as duas entidades trabalhando juntas a favor da suinocultura, o poder de compra dos suinocultores elevou, os custos reduziram e o resultado foi o aumento da competitividade setorial.

União: a grande marca dessa história

O espírito de cooperativismo realmente fez a diferença. Com a criação da cooperativa, do Frigorífico Saudali, sempre com o apoio da Assuvap, a região se firmou como o quarto maior polo de suinocultura do Brasil e referência na produção de suínos de boa qualidade. “Somos respeitados como suinocultores da região em nível nacional. Nosso suíno, produzido na região, é considerado o melhor do Brasil”, lembra o produtor Armando Barreto Carneiro.

Reconhecimento que só foi possível alcançar devido ao espírito de união entre as instituições. Como colocou o diretor-presidente do Frigorífico Saudali, Tito Garavini, “o tripé que dá sustentação à suinocultura do Vale do Piranga é a Assuvap, o Saudali e a Coosuiponte”. E, juntas, trouxeram o crescimento para o bem comum. “Cada um traz a sua contribuição, a sua ideia e da discussão de todos, nós conseguimos achar um caminho comum”, disserta o produtor Alvimar Jalles.

Desse passado de realizações, a Coosuiponte se motiva para continuar avançando, dia pós dia. E fica a certeza de que essa história não há de parar por aqui. “A gente tem muita coisa para fazer ainda”, afirma o gerente geral da Coosuiponte, Júlio Márcio Natali.

Fonte: ASSUVAP

◄ Leia outras notícias