Apicultura

Cooperativa exportadora de mel quer ampliar mercado interno por meio da Biofach América Latina

Há 10 anos, quase todo o mel produzido por agricultores familiares da região de Simplício Mendes, a 400 km de Teresina (PI), vai para os Estados Unidos e para a Europa


Publicado em: 10/04/2017 às 19:00hs

Cooperativa exportadora de mel quer ampliar mercado interno por meio da Biofach América Latina

A certificação de orgânico e ecossocial, e também o engajamento de 600 famílias ligadas à Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), são os principais motivos do sucesso. Agora, a cooperativa quer investir no consumo interno e conta com eventos como a Biofach América Latina para ampliar presença no mercado nacional.

A Comapi produz em média 600 toneladas de mel por safra e cerca de 80% vão para exportação. Devido a questões de concorrência e de preços, o objetivo este ano é expandir a comercialização em todo o Brasil. Para isso, uma das estratégias é marcar presença em feiras como a 13ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, que acontece em São Paulo no período de 7 a 10 de junho.

A cooperativa está juntando toda a documentação para participar da chamada pública aberta pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) que vai selecionar 10 empreendimentos de produção orgânica para representar o país no maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. As inscrições terminam no dia 9 de abril (domingo) e quem for selecionado terá estande decorado, espaço equipado para expor e comercializar os produtos, catálogo de apresentação comercial, além de rodadas de negócio para palestras durante a feira.

“Nós participamos da Biofach em 2015 e foi muito importante para a cooperativa. Vendemos produtos dentro da feira, mostramos a qualidade do nosso mel para diversas empresas e representantes comerciais e conseguimos fechar bons negócios. Infelizmente, por questões de custo, não pudemos estar no evento no ano passado”, lembra Lourimar Reis, diretor financeiro da Comapi, que quer garantir a presença da cooperativa no evento deste ano.

Para conhecer o edital da Sead para seleção de empreendimentos da Biofach América Latina 2017, basta acessar este link. Para preencher o formulário de inscrição, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias