Capacitação

Com proximidade do Natal, carnes defumadas podem ser boa oportunidade de renda

Com a aproximação do Natal, o curso de Defumador de Carne de Suínos do Senar Minas traz boas perspectivas para moradores de Conceição das Alagoas


Publicado em: 27/11/2017 às 14:20hs

Com proximidade do Natal, carnes defumadas podem ser boa oportunidade de renda

A capacitação foi promovida pelo Senar Minas e Sindicato Rural de Conceição das Alagoas, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e Pizzaria Dom Mineiro.

A ideia de Reginaldo Rosa, por exemplo, que é criador de suínos e tem um açougue, é ter mais um diferencial para as festas de fim de ano. Muito apreciada nas ceias de Natal e Ano Novo, pelo sabor e a crendice de que traz sorte, a carne de porco quando defumada agrega ainda mais valor ao produto.

“Faço carne assada aos domingos e já penso em colocar o que aprendi em prática. Este será o começo um novo negócio e todo tempo investido foi positivo. Como conto com a granja de porcos e o açougue, acredito que teremos uma renda extra neste fim de ano. O curso foi ótimo. Aprovado!”, disse.

“Atendemos aos pedidos de nossos associados e da comunidade. O Natal está aí e, para estes participantes está será uma oportunidade de lucrar ou trazer novidades saborosas para a Ceia, já que eles, além da defumação, ainda aprenderam sobre produtos embutidos”, comentou Isabela Beatriz Gouvêa, mobilizadora do Sindicato.

Durante a semana, a instrutora Aparecida de Lourdes Alves ensinou a aproveitar tudo da carne suína, e os alunos produziram presunto, linguiça calabresa, pururuca, bacon, lombo e costela defumados. “Aproveitamos todas as partes e até a carne que fica nos ossos para fazer hambúrguer. O curso ainda proporciona aos participantes meios de agregarmos valor aos produtos com a defumação”, explica a instrutora.

Ainda de acordo com Aparecida, o processo para se obter bons defumados depende do tempo e da temperatura ideiais. "A carne ficará 6 horas dentro de uma embalagem de papel manteiga e mais 2 horas para corar, entre 70 e 80 graus, porque a maturação dos alimentos é lenta. Um bom tempero, mais o cozimento lento darão o diferencial e charme à carne”, explica.

A capacitação proporciona a possibilidade da entrada no mercado de trabalhopara quem não está trabalhando. Com qualificação fica mais fácil ser inserido ou, quem sabe, começar o próprio negócio. Joyce Silva Carneiro, de 19 anos, está de olho. “Este curso do Senar Minas foi importante pra mim, que estou desempregada. Além de aprender, posso vender os produtos ou arrumar um emprego na área de culinária. Esta é uma chance maravilhosa e ainda terei um certificado.”

Com 80 anos, o simpático sr. Pedro de Oliveira Lima também aprendeu a defumar. O aluno nota 10 pretende repassar a técnica para os filhos e amigos. “Defumar é mais fácil que parece e eu aprendi a fazer várias coisas, porque a instrutora ensina direitinho. Agora estou pronto e vou ensinar outras pessoas sobre o que aprendi. Para o Natal, a receita do lombo vai fazer sucesso.”