Clima

Com presença de El Niño, safra de verão da Argentina deve ser 40% melhor

Na Argentina, diversas previsões meterológicas apontam que a safra 2018/19 terá melhores condições hídricas, favorecendo os cultivos de soja e milho na safra de verão, como destaca o Clarín Rural


Publicado em: 12/07/2018 às 16:40hs

Com presença de El Niño, safra de verão da Argentina deve ser 40% melhor

A expectativa dos argentinos é de que o mês de outubro conte com um fenômeno El Niño. Essa expectativa é tanto do campo quanto do Governo, que se encontram em uma situação delicada após a forte seca que provocou perdas financeiras.

O El Niño representa uma boa quantidade de chuvas. Tanto o meterologista Leonardo De Benedictis quanto José Luis Aiello, especialista em Ciências Atmosféricas da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), são dois especialistas que apontam para a incidência do fenômeno sobre a safra argentina.

Caso a previsão se confirme - em contraposição ao La Niña, símbolo da falta de chuvas, como ocorreu no primeiro trimestre deste ano - o contexto ambiental determinaria que a próxima safra de soja e milho seja muito melhor - aproximadamente 40% acima da que está sendo finalizada.

Os primeiros sinais dessa realidade vieram em abril, com chuvas que formaram um cenário ideal para o trigo, o principal cultivo de inverno da Argentina.

Com informações do Clarín Rural

Fonte: Notícias Agrícolas

◄ Leia outras notícias