Milho e Sorgo

Colheita do milho safrinha não sofre prejuízos

Nessa terça-feira (12) avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixa o tempo instável e com chuva a qualquer hora do dia sobre grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e faixa leste do Paraná


Publicado em: 12/06/2018 às 15:50hs

Colheita do milho safrinha não sofre prejuízos

A chuva irá manter os solos com bons níveis de umidade, garantindo boas condições à realização do plantio e desenvolvimento das lavouras de trigo. Mesmo com a previsão de chuva nas áreas de milho safrinha, não será causado nenhum prejuízo na colheita, uma vez que os paranaenses já iniciaram tal atividade.

Entre amanhã (13) e quinta-feira (14), a frente fria deve avançar sobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais, em que irá provocar pancadas de chuva. Também há previsão de chuva sobre o Espírito Santo, toda faixa litorânea do Nordeste e faixa norte da Região Norte.

Como a chuva será de fraca intensidade e de curta duração, não irá atrapalhar o andamento dos trabalhos de colheita do milho, cana-de-açúcar e demais culturas. O solo ficará com níveis razoáveis de umidade, favorecendo as plantas que ainda estão em fase de desenvolvimento vegetativo.

No restante do país, o tempo continua firme e sem previsão para chuva, permitindo assim, que os produtores do cerrado consigam realizar todos os tratos culturais necessários. Não há nenhuma previsão de chuva para os próximos dias, a não ser sobre a faixa oeste do Mato Grosso, que poderá registrar algumas pancadas de chuva isolada entre amanhã (13) e quinta-feira (14).

Fim da semana nas áreas produtoras

Entre a quinta (14) e a sexta-feira (15), uma massa de ar polar avança sobre o centro-sul e leva ao declínio acentuado das temperaturas mínimas. Não há risco de que venham ocorrer geadas nas áreas produtoras de milho, cana-de-açúcar e café. Apenas poderão ser registradas, como na semana passada, pontos de geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas mesmo assim, de fraca intensidade.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias