Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

CNA promove Seminário em Holambra sobre Exportações de Flores

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, promoverá nesta quarta (22), em Holambra (SP), o Seminário de Comércio Exterior sobre Flores para tratar das condições e das características do mercado internacional do setor.

O evento faz parte da Rede Agropecuária de Comércio Exterior (InterAgro) que tem os objetivos de sensibilizar e capacitar os produtores rurais para a importância e o funcionamento do mercado internacional. Em 2017 serão realizadas outras ações sobre comércio exterior em diversos Estados.

“Neste momento, o comércio internacional está se aproximando do produtor rural brasileiro por três motivos: crise interna, crescimento das exportações do setor e abertura comercial do país, que está negociando diversos acordos comerciais. Por isso, é importante que produtores e empresários rurais estejam preparados para enfrentar os desafios do comércio internacional – e esse é o objetivo da InterAgro”, afirmou Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA.

Programação - A abertura do evento será feita pelo Vice-presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Manoel Oliveira, e pelo presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker.

O primeiro painel, “Por que exportar?”, abordará as vantagens do produtor na exportação de flores e de produtos em geral. A palestra será proferida pelo Coordenador do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), Tiago Terra, da Apex-Brasil.

O segundo e terceiro painéis, “Etapas da Exportação: a trilha da Internacionalização” e “Procedimentos aduaneiros para exportação de Flores” serão apresentados pelo analista de comércio exterior, Miguel Marques, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

No quarto painel, o tema será “Requerimentos fitossanitários exigidos para a exportação de flores”. O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o técnico agropecuário Jesulindo Júnior, falará sobre questões como “Análise de Risco de Pragas”, especialmente de países da América do Sul.

O painel cinco, “Análise de mercados potenciais” será detalhado pelo analista da Gerência de Estratégia de Mercado, da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Manoel Franco.

O “Financiamento de Exportações”, último dos painéis, será conduzido pelos consultores em comércio internacional Wagner Parente e Matheus Andrade, da consultoria Barral M Jorge.

Antes do encerramento do seminário, o diretor da Floral Design, Ralph Dekker, vai discorrer sobre a experiência de uma empresa do setor no mercado externo.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 21/03/2017 às 18:35hs
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: