Flores

Clima afeta produção de rosas no interior de São Paulo

Climatempo prevê um início de julho seco para a região


Publicado em: 01/07/2016 às 11:20hs

Clima afeta produção de rosas no interior de São Paulo

Os produtores de rosas do interior paulista tiveram prejuízos no início de junho, principalmente nas cidades de São Carlos e Araras. Além dos grandes volumes de chuva, o frio atingiu quase todo o estado. Como consequência da adversidade climática, alguns produtores estimam queda nas vendas, já que o preço do botão subiu de R$ 3 para R$ 4, em algumas floriculturas da região.

A rosa é uma flor que precisa de temperaturas mais altas para se desenvolver e as baixas afetam seu crescimento. Na cidade de Araraquara, por exemplo, uma onda de frio na primeira quinzena de Junho fez a temperatura despencar para 4,5ºC, causando prejuízo na cultura. Além disso, a alta pluviosidade também foi um problema. Em maio, choveu 122,8mm, valor 65% acima da média. Dados da Defesa Civil do município contabilizaram um volume acumulado 91,5mm em junho, sendo que a média para o mês é de 37,4mm, ou seja, 45% acima da média.

“A produção é afetada drasticamente, principalmente quando a umidade do ar fica muito alta, podendo ocasionar o aparecimento de fungos que causam o apodrecimento das pétalas e diminuem a qualidade, durabilidade e a comercialização das rosas”, afirma Patrícia Bechelli, engenheira agrônoma da Cooperativa Veiling, em Holambra.

O frio não afeta tanto quanto a chuva, mas as baixas temperaturas acarretaram em uma queda no volume de produção. A especialista explica que o clima mais ameno é indicado para um desempenho mais positivo da cultura. “Em linhas gerais, as rosas não foram feitas para resistirem a temperaturas muito quentes muito frias, mas são exigentes quanto à insolação e locais bem ventilados”, conta.

A boa notícia é que a situação deve melhorar para os produtores. Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, o mês julho começa seco na região de Araraquara. As temperaturas ficam mais altas no período da tarde e os dias serão típicos de Inverno. A média de chuva para Julho é em torno de 23 milímetros, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo

◄ Leia outras notícias