Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Clima afeta produção de rosas no interior de São Paulo

Os produtores de rosas do interior paulista tiveram prejuízos no início de junho, principalmente nas cidades de São Carlos e Araras. Além dos grandes volumes de chuva, o frio atingiu quase todo o estado. Como consequência da adversidade climática, alguns produtores estimam queda nas vendas, já que o preço do botão subiu de R$ 3 para R$ 4, em algumas floriculturas da região.

A rosa é uma flor que precisa de temperaturas mais altas para se desenvolver e as baixas afetam seu crescimento. Na cidade de Araraquara, por exemplo, uma onda de frio na primeira quinzena de Junho fez a temperatura despencar para 4,5ºC, causando prejuízo na cultura. Além disso, a alta pluviosidade também foi um problema. Em maio, choveu 122,8mm, valor 65% acima da média. Dados da Defesa Civil do município contabilizaram um volume acumulado 91,5mm em junho, sendo que a média para o mês é de 37,4mm, ou seja, 45% acima da média.

“A produção é afetada drasticamente, principalmente quando a umidade do ar fica muito alta, podendo ocasionar o aparecimento de fungos que causam o apodrecimento das pétalas e diminuem a qualidade, durabilidade e a comercialização das rosas”, afirma Patrícia Bechelli, engenheira agrônoma da Cooperativa Veiling, em Holambra.

O frio não afeta tanto quanto a chuva, mas as baixas temperaturas acarretaram em uma queda no volume de produção. A especialista explica que o clima mais ameno é indicado para um desempenho mais positivo da cultura. “Em linhas gerais, as rosas não foram feitas para resistirem a temperaturas muito quentes muito frias, mas são exigentes quanto à insolação e locais bem ventilados”, conta.

A boa notícia é que a situação deve melhorar para os produtores. Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, o mês julho começa seco na região de Araraquara. As temperaturas ficam mais altas no período da tarde e os dias serão típicos de Inverno. A média de chuva para Julho é em torno de 23 milímetros, afirma.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 01/07/2016 às 11:20hs
Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: