Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Clima afeta produção de eucalipto em Santa Catarina

Os grandes volumes de chuva acumulados nas últimas semanas na região Sul do Brasil provocaram estragos e deixaram os produtores preocupados. Na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, são estimados cerca de R$ 3 milhões em prejuízos. “O eucalipto foi muito afetado, as plantas entortaram e caíram, gerando uma perda de quase 300 hectares”, afirma Marcio Delpizzo, engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram que durante o mês de outubro, o volume acumulado passou de 150 mm na cidade de Urussanga (SC), próxima a Tubarão. Os fortes ventos também afetaram muito a situação na cidade. Na área rural, muitos galpões onde eram armazenadas máquinas e insumos foram derrubados.

Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que durante o mês de outubro ocorreram dois eventos importantes de tempo severo sobre a região Sul do Brasil, que provocaram chuvas muito volumosas e ventania com rajadas de vento superiores a 100km/h.

Marcio explica que a safra está no início e o clima acabou danificando as culturas na fase de desenvolvimento. “O maracujá e as hortaliças também foram afetados, porém em menor escala”, conta.

Segundo o especialista, nada se pode fazer para recuperar os danos imediatamente e os produtores rurais esperam um clima favorável para continuar com o cultivo.

De acordo com a Climatempo, o período entre 07 e 12 de novembro começa com predomínio de sol, calor e pancadas isoladas de chuva, mas termina com a passagem de uma frente fria o que aumenta as condições de chuva para o final da primeira quinzena do mês.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 09/11/2016 às 19:20hs
Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: