Arroz

Cientistas conseguem cultivar arroz no deserto de Dubai

O objetivo é cobrir cerca de 10% das terras desérticas com arroz


Publicado em: 12/06/2018 às 13:40hs

Cientistas conseguem cultivar arroz no deserto de Dubai

Cientistas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Arroz Tolerante Salina-Alkali, da China, obtiveram sucesso no cultivo de arroz diluído em água salgada no deserto de Dubai. A instituição responsável pelo feito está sediada na província de Shandong e é chefiada por Yuan Longping, considerado o "pai do arroz híbrido" na China.

Os testes, que começaram no dia 26 e maio, reuniram pesquisadores da China, Índia, Egito e Emirados Árabes Unidos e foram financiados pelo Sheikh Saeed Bin Ahmed Al Maktoum, um bilionário membro da família que governa Dubai. Uma das amostras plantadas acabou rendendo cerca de 500 kg/mu (medida chinesa equivalente a 0.06667 hectare). O cientista, que tem 87 anos, disse que os resultados da experiência superaram as suas expectativas.

O próximo passo da equipe é montar uma lavoura experimental de cerca de um quilômetro quadrado, ainda antes do fim desse ano, para testar essa variedade de arroz e posteriormente disponibilizá-la para comercialização. O objetivo principal é cobrir cerca de 10% das terras desérticas dos Emirados com lavouras semelhantes, o que seria equivalente a mais de 83 mil quilômetros quadrados.

Os governos da China e de Dubai também assinaram um acordo para promover o chamado "arroz do mar" em todo o mundo árabe, com o intuito de diminuir o risco da escassez de alimentos para o futuro da região e também do planeta. A China é o maior produtora e consumidora do grão no mundo, porém, até então o produto era cultivado apenas em água doce. Para que esse experimento fosse possível o país já vinha desenvolvendo uma qualidade da planta resistente ao sal há mais de quarenta anos.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias