Algodão

China deve emitir mais cotas para importar algodão em meio a discussões com EUA

China deve aumentar suas importações de algodão com a emissão de novas cotas para compras externas


Publicado em: 06/06/2018 às 18:00hs

China deve emitir mais cotas para importar algodão em meio a discussões com EUA

A China deve aumentar suas importações de algodão com a emissão de novas cotas para compras externas, disse a Associação de Algodão da China nesta segunda-feira, em uma medida vista pelo mercado como mais um passo para atender às exigências do maior exportador, os Estados Unidos.

A associação, que faz lobby junto ao governo em nome dos produtores e processadores de algodão, disse que as cotas adicionais a serem divulgadas em breve seriam uma das medidas que o governo tomaria para ajudar a aliviar a recente volatilidade do mercado.

A China, que já foi a maior importadora de algodão do mundo, viu suas importações encolherem de mais de 5 milhões de toneladas em 2011/12 para cerca de 1 milhão de toneladas no ano passado, devido a seus esforços para reduzir os estoques estatais da fibra. Agora, depois de vários anos de leilões para diminuir as reservas do Estado e com a recuperação da demanda, o mercado ficou preocupado com o fornecimento.

Os preços futuros do algodão na China subiram quase 18 por cento desde o início de abril, alimentados em parte pela preocupação com os danos às colheitas devido às fortes chuvas, bem como pela especulação.

Operadores disseram que o movimento da China, no entanto, está mais relacionado à pressão dos Estados Unidos por maiores importações de produtos agrícolas norte-americanos. “Está definitivamente relacionado às negociações comerciais”, disse um operador de uma firma internacional na China.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias