Internacional

CHINA: BC chinês realiza quinto corte na taxa de juro desde novembro

O banco central da China cortou a taxa de juro de referência pela quinta vez desde novembro passado e reduziu a quantia de dinheiro que os bancos devem deixar à parte, acelerando os esforços para corrigir a rota dos mercados acionários e impedir o aprofundamento da desaceleração econômica


Publicado em: 27/08/2015 às 20:00hs

CHINA: BC chinês realiza quinto corte na taxa de juro desde novembro

Taxa de depósito - A taxa de depósito de um ano foi reduzida em 0,25 ponto percentual, para 4,6%. A medida vale a partir desta quarta-feira (26/08). A taxa de depósito de um ano também foi reduzida em 0,25 ponto, para 1,75%.

Meta de crescimento - A aceleração do afrouxamento monetário destaca a determinação dos formuladores de política monetária em atender à meta de crescimento econômica de 2015 de cerca de 7%. O risco de saídas de capital e mais aperto na liquidez após a China desvalorizar sua moeda em 11 de agosto, indicadores econômicos mais fracos que o previsto e a debilidade renovada no mercado acionário acrescentaram pressão por mais medidas de estímulo.

Pressão - "A economia ainda está sobre grande pressão para baixo", avaliou o economista do Société Générale para China com base em Paris, Yao Wei, antes da movimentação do BC chinês. "A política fiscal tem que acelerar e a política monetária deve desempenhar um papel de assistência, provendo liquidez focada", observou.

Bancos rurais - Os bancos rurais terão corte adicional de 0,5 ponto nas exigências de depósito compulsório, de acordo com o BC da China. A instituição anunciou também eliminação do teto da taxa de depósito para vencimentos acima de um ano, o que corresponde à maioria dos depósitos bancários.

Correção - O anúncio ocorre na sequência de forte correção nos mercados da China. Nesta terça­feira (25/08), o Xangai Composto voltou a fechar em queda acentuada, de 7,63%, aos 2.964,97 pontos, após ter perdido 8,49% na sessão anterior. Também nesta jornada, o yuan fechou em baixa nesta terça­feira, após a autoridade monetária ter estabelecido uma taxa de referência mais fraca para o dia. Assim, o dólar teve valorização de 0,12%, a 6,4124 yuans, em comparação ao dia anterior.

Taxa de referência - A taxa de referência diária foi definida em 6,3987 yuans por dólar nesta terça­feira, em comparação a 6,3862 yuans por dólar no dia anterior. O sistema cambial do país admite oscilações diárias de até 2%, para cima ou para baixo, em relação à referência central.

Fonte: Bloomberg News

◄ Leia outras notícias