Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

CFMV recebe até 5 de março contribuições para resolução que regulamenta atuação de RTs na aquicultura

Com o objetivo de regulamentar a atuação do médico veterinário e do zootecnista como responsáveis técnicos na aquicultura, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) criou, em 2015, um grupo de trabalho específico para estudar a questão e elaborar uma proposta de resolução sobre os procedimentos para registro e anotação de responsabilidade técnica de profissionais e de estabelecimentos de cultivo e manutenção de organismos aquáticos.

Preocupado em fazer um documento conciso e adequado à realidade do setor, o CFMV quer, agora, ouvir sugestões e opiniões sobre o assunto. Qualquer pessoa física ou jurídica ou entidade da área pode contribuir. Os interessados devem acessar o texto da proposta e encaminhar as recomendações até dia 5 de março para o e-mail consultapublica@cfmv.gov.br ou para o endereço do CFMV: SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060.

“Com as novas normas, pretende-se definir, com mais objetividade, quais são as responsabilidades nos sistemas de produção animal e garantir segurança jurídica aos profissionais e ao aquicultor em suas relações de trabalho e prestação de serviço”, informa o presidente do Grupo de Trabalho de Aquicultura (GTA) do CFMV, Eduardo Azevedo.

Azevedo esclarece que a proposta de resolução mantém as regras já existentes sobre o tema e estabelece novos critérios para que os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) possam aprovar a carga horária na averbação de cada Anotação de Responsabilidade Técnica de profissionais. O documento também atribui limitação ao número de estabelecimentos onde será possível exercer RT e leva em consideração a complexidade técnica de cada atividade.

A minuta de resolução institui também a responsabilidade na aquicultura sobre a criação, manutenção e bem-estar dos animais, destinação de resíduos líquidos e sólidos, qualidade dos insumos adquiridos e produzidos, além de ações de boas práticas.

Clique aqui e confira na íntegra o texto da proposta de resolução e dê sua contribuição à Consulta Pública

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 01/03/2017 às 15:00hs
Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: