Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Certificação RainForest Alliance reafirma o compromisso das frutas REI com a sustentabilidade

A Itaueira - produtora do Melão REI e da Mini Melancia da Magali, conhecidos em todo o Brasil e no exterior por seu diferencial de qualidade e sabor - recebeu o selo RainForest Alliance de agricultura sustentável. A certificação assegura para o consumidor que o trabalho realizado pela empresa desde o início de suas atividades, em todas as suas fazendas, segue rigorosamente as diretrizes da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, auditadas de acordo com as exigências do selo RainForest. Com essa certificação, as frutas REI se aproximam ainda mais dos consumidores interessados em produtos provenientes de empresas socioambientalmente responsáveis.

De acordo com José Roberto Prado, diretor comercial da Itaueira, o consumidor já compreendeu a importância dessa certificação, o que aumentou ainda mais o prestígio dos melões Rei, tanto no Brasil como no exterior, e sua diferenciação em relação aos produtos da concorrência. “Nossos produtos, que sempre tiveram a preferência do consumidor por seu diferencial de qualidade, com gostinho de quero mais; por sua garantia de sabor e por seu sistema de rastreabilidade (cada melão tem um código numérico que registra toda sua história, desde o plantio até chegar às lojas), agora são adquiridos com ainda mais confiabilidade, depois que incluímos o selo RainForest em nossas embalagens. O símbolo da “rãzinha” já é conhecido pelos consumidores de todo o mundo e garante que as empresas auditadas realmente levam a sério os temas da responsabilidade social e ambiental”, destaca o diretor comercial.

A partir do RainForest, a Itaueira, que é a primeira produtora sul-americana de melões a obter tal certificação passou a fazer parte do roll de empresas que atendem a um público profundamente preocupado com a origem dos produtos adquiridos, já que o selo conecta as duas pontas da cadeia produtiva, ou seja, quem produz e quem consome. “Depois que a Itaueira passou a imprimir o selo nas embalagens de seus produtos, passamos a receber solicitações de cotação de diversos clientes internacionais, que antes não encontravam fornecedores de melões no Brasil com certificações de sustentabilidade confiáveis, mas que agora se sentem plenamente confiantes em adquirir as nossas frutas”, ressalta Adriana Prado, gerente de marketing e logística da Itaueira.

Para receber essa certificação, a fazenda precisa passar por um processo de verificação de Cadeia de Custódia (CoC), cujo objetivo é garantir a credibilidade da marca registrada RainForest Alliance Certified e das respectivas declarações feitas pelas empresas certificadas. As normas desse sistema foram inovadoras para a sustentabilidade da agropecuária mundial porque apoiam o produtor na melhoria contínua da gestão da propriedade, aumento da eficiência e produtividade, e vão além do mero cumprimento da legislação ambiental e trabalhista. Entre os quesitos auditados estão, manter ou aumentar a cobertura por árvores e a qualidade do solo e prevenir erosão, redução no uso de químicos e assegurar o bem-estar de seus trabalhadores e suas famílias, facilitando o acesso à educação e serviços de saúde. A certificação já ajudou a preservar cerca de 106 milhões de hectares de florestas em todo o mundo.

Para Adriana, essa certificação é a confirmação de que a forma espontaneamente escolhida pela Itaueira para cultivar seus melões e mini melancias, com a mais elevada qualidade e segurança, zelo pelo respeito à natureza, pela preservação do solo, da água, da flora e da fauna e com consideração e respeito à vida e ao ser humano, sempre esteve correta. “Para nós, esse é o coroamento e a comprovação de que estamos no caminho certo, na busca da melhoria constante”, completa a executiva.

Todos os nossos melões e melancias, de todas as marcas produzidas pela Itaueira, em todas as fazendas do Piauí, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte estão certificados pela RainForest Alliance. “Nos orgulhamos de poder oferecer essa garantia ao nosso público consumidor”, acrescenta Adriana Prado, gerente de marketing logística internacional da Itaueira.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 08/08/2017 às 15:00hs
Fonte: Itaueira Agropecuária
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: