Meio Ambiente

Cerca de 10% das propriedades rurais concluíram o CAR em dois meses

A regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), completou dois meses com cerca de 10% do total de propriedades cadastradas


Publicado em: 22/07/2014 às 15:40hs

Cerca de 10% das propriedades rurais concluíram o CAR em dois meses

Mas o setor produtivo reclama que o programa ainda precisa de ajustes e cobra a regulamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nos Estados.

A fazenda de Elton Caxeta, no município goiano de Vianópolis (GO), é uma das 500 mil já cadastradas. Nela, o Código Florestal está sendo seguido a risca: em 70% da propriedade de 303 hectares o agricultor produz milho, soja e cria gado de corte, o restante é destinado à área de preservação.

"Desde quando saiu a lei eu já comecei a preparar esse cadastro. O procedimento pra realizar foi muito fácil porque eu já tinha o mapa da propriedade. Foi só pegar o mapa do município, responder o questionário, e ficou pronto" conta o produtor.

Minas Gerais lidera o ranking de inscrições no sistema, seguido por Acre, Goiás e Distrito Federal. Dos oito Estados que possuíam sistema próprio, três já migraram para o sistema do governo federal, o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), e o restante está integrado ao mesmo. Para o diretor de fomento e inclusão florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdara Filho, o andamento do cadastro está dentro do previsto pelo governo, com poucos problemas técnicos.

"Tivemos um mês de Copa, em que a atividade de cadastro ficou mais parada. Estamos naquela fase de estabilização da ferramenta, as dificuldades que estão sendo encontradas são naturais de um sistema novo" diz Raimundo.

Quanto ao envolvimento dos Estados no processo, Raimundo diz que cada Estado está adotando suas estratégias próprias. "Isto deverá dar ritmos diferentes de análises para estes dados" aponta.

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o sistema ainda apresenta problemas, como lentidão, mas isso não deve comprometer a adesão por parte dos produtores.

"Eu acredito que quando fechar seis meses vamos ter tudo funcionando. O produtor não está correndo atrás agora do cadastro porque o programa da regularização ainda não foi regulamentado nos Estados. A gente acredita que terminando isso, vamos ter uma aceleração no cadastramento. E nos vamos ter as médias e grandes propriedades cadastradas em no máximo em um ano, porque os produtores já terão esses dados" avalia o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justos de Brito.

Depois que a fase de cadastramento estiver concluída, o produtor que tiver passivo de reserva legal ou área de preservação permanente para recuperar, pode optar pelo plano de recuperação ambiental. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a regulamentação do PRA, que precisa ser feita pelos Estados, já está em andamento.

"Nós entendemos que, do ponto de vista normativo, as condições mínimas já foram dadas para que os Estados estabeleçam os seus programas de regularização ambiental. Obviamente, um Estado ou outro têm as suas particularidades, e os Estados estão enfrentando com muito profissionalismo o atendimento a essas particularidades" afirma Raimundo Deusdara Filho.

Fonte: Canal do Produtor

◄ Leia outras notícias