Capacitação

Centro de Excelência em Fruticultura do Senar abre portas para o mercado de trabalho na região

Acesso à educação profissional e tecnológica é uma realidade para quem vive no Vale do São Francisco, maior polo de produção de frutas do País


Publicado em: 23/05/2018 às 13:00hs

Centro de Excelência em Fruticultura do Senar abre portas para o mercado de trabalho na região

Isso graças ao Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) localizado em Juazeiro, na Bahia.

Inaugurado há sete meses, o espaço recebe diariamente, nos três turnos, 240 estudantes para as aulas dos cursos de Técnico em Fruticultura, Técnico em Agronegócio e Jovem Aprendiz. É o caso de Felipe de Lima Brito, do curso de Técnico em Fruticultura. Para ele, o Centro de Excelência do Senar abre portas, tanto para quem busca o primeiro emprego quanto para quem quer desenvolver a própria produção.

“A fruticultura me conquistou, foi amor à primeira vista, faz parte da minha vida porque minha família tem projeto na área e cultiva banana e manga. Darei continuidade a esse trabalho, porque vou passar para eles o que aprendi no centro de fruticultura do Senar, que é a minha segunda casa.”

Lucas Caique de Oliveira Silva foi selecionado por uma empresa da região para uma vaga de jovem aprendiz e hoje, ele e mais 29 amigos, fazem o curso voltado para produção de cana-de-açúcar e etanol. O jovem conta que está aprendendo sobre cultivo da cana, interação pessoal, integração no trabalho e que esse aprendizado lhe dará experiência e maturidade para a vida.

“Tanto a empresa que estamos como outras de outros ramos podem nos dar oportunidades pelo que fizemos durante o curso. Por isso tem que ter força de vontade e acreditar no seu potencial. Estou com expectativa de ser contratado como efetivo e vou batalhar para que isso aconteça.”

Até quem está no Centro de Excelência para ensinar, planeja investir nos cursos ofertados pelo Senar, como é o caso da professora de Matemática Larissa Bezerra.

“Temos alunos que estão migrando de outras profissões e investindo nesse ramo, inclusive professores como eu que querem agregar conhecimento à profissão e dar outras ramificações para ter mais possibilidades dentro do mercado de trabalho da nossa região.”

De acordo com a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, o centro está bem localizado porque o Vale do São Francisco é uma área promissora para abertura de novos postos de trabalho devido ao potencial produtivo da região.

“Para você ter uma ideia da necessidade de capacitação de profissionais nessa região, a cada hectare plantado temos 2 a 5 postos de trabalho. Então o Senar vem cumprir sua missão na capacitação de profissionais que possam ajudar a alavancar ainda mais a fruticultura brasileira.”

Itinerário Formativo – Um comitê técnico se reuniu durante cinco dias, no Centro de Excelência, para elaborar o itinerário formativo dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) da fruticultura. Esse comitê é formado por Senar Bahia, Pernambuco, Senar Nacional, representantes das agroindústrias, dos sindicatos de produtores rurais, instrutores e professores do Centro.

Com o itinerário o jovem vai poder visualizar a formação dele como um caminho a ser percorrido, onde existem saídas intermediárias para o mercado de trabalho, ou seja, permite uma formação tanto a curto quanto a longo prazo. Em uma capacitação de 700 horas, por exemplo, ele pode fazer 300h e ser absorvido porque o mercado de trabalho aceita essa capacitação”, destacou Andrea Barbosa, diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar.

Andrea ressaltou que o itinerário formativo está sendo construído com conteúdo correspondente ao curso Técnico em Fruticultura, para que ao fazer o técnico, o jovem possa aproveitar o conhecimento adquirido na formação inicial.

Para o gerente corporativo do Grupo JD, Luciano Arcanjo, que participa do comitê, o Senar é um grande parceiro das empresas na capacitação dos profissionais que entram para o mercado de trabalho. O grupo que o empresário representa já recebeu mais de 400 jovens aprendizes e contratou, em média, 40% desse total.

“O Senar está sempre muito próximo das empresas e aqui na região temos muita interação não só nos cursos, mas no entendimento e na construção das necessidades da empresa que são levadas para sala de aula pelos instrutores do Senar.”

O Centro de Excelência em Fruticultura do Senar tem 2.500 metros quadrados divididos em oito blocos com salas de aula, laboratórios de informática, botânica, fisiologia vegetal, fitossanidade e topografia, além de outros ambientes como a unidade demonstrativa onde os alunos podem aprender na prática técnicas como análise de solo e cálculo do volume d'água para irrigação em mudas das principais espécies frutíferas produzidas na região.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

◄ Leia outras notícias