Feijão e Pulses

Cenário mundial da cadeia de feijão e pulses será debatido no VI Fórum Brasileiro

Entre 6 e 8 de junho, Curitiba (PR) será palco do maior evento da cadeia produtiva do feijão na América Latina e programação contemplará todo setor


Publicado em: 11/05/2018 às 13:20hs

Cenário mundial da cadeia de feijão e pulses será debatido no VI Fórum Brasileiro

O cenário mundial da produção e da comercialização dos Feijões e Pulses será o foco das discussões durante os três dias do VI Fórum Brasileiro de Feijão e Pulses, que será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 6 e 8 de junho, e está com as inscrições abertas. Como diminuir o custo e aumentar a produtividade, a difusão de novas tecnologias e a evolução das técnicas para maximizar a rentabilidade do setor são alguns dos temas que serão debatidos ao longo do evento.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE), o Fórum terá início no dia 6 de junho, às 14h, e já no primeiro dia uma palestra vai apresentar a necessidade da organização da cadeia produtiva para alcançar metas e avançar no cenário mundial. Com o tema “Organização Institucional da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses”, o diretor-executivo Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses, Egon Schaden Júnior, vai apresentar o que vem sendo feito pela cadeia produtiva no âmbito institucional e os impactos positivos da organização para o setor.

De acordo com o presidente do IBRAFE, Marcelo Lüders, o produtor, além de todo conteúdo técnico, poderá entender como a organização do setor vem acontecendo. Ele aponta que a unidade oportuniza, por exemplo, que o setor consiga ter acesso às informações com mais rapidez, além de trabalhar por melhorias em conjunto.

“Há muita informação nos centros de pesquisa que precisam chegar aos produtores rapidamente. O Fórum se propõe também a difundir as novas tecnologias, e diversas das palestras apontarão como diminuir o custo e aumentar a produtividade. Nesse sentido falaremos do Grupo Técnico Feijão (GTec) que, em parceria com a Embrapa, reúne os maiores especialistas na produção. Muitos produtores de alta performance são unânimes em dizer que o GTec faz a grande diferença nas suas lavouras e queremos incentivar o acesso a essas pesquisas”, afirma o presidente do IBRAFE.

Ainda no primeiro dia, a economia também estará em evidência com a palestra “O que esperar de 2018 antes e depois das eleições?”, que será ministrada pela jornalista especialista em agronegócios, Kellen Severo, que tem sido referência na área apresentando de forma descomplicada o cenário econômico brasileiro e seus impactos.

No segundo dia do Fórum, será realizado um talk-show conduzido pelo presidente do Ibrafe, Marcelo Lüders, com o tema “A pesquisa avança: Embrapa/Instituto Agronômico (IAC)/ Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)”, quando pesquisadores destas importantes instituições irão apresentar os estágios das pesquisas na área de Feijões e Pulses em cada uma delas.

“A busca de diversificação da cadeia produtiva é um caminho sem volta. Os gargalos precisam ser desatados e muita coisa depende de mobilização do setor. Haverá lançamentos de variedades, defensivos e de um livro sobre alta tecnologia. Também vamos debater as questões tributárias, classificação e de como a queda de consumo podem e devem ser administradas em uma mesma frente de pressão política”, reforça Lüders.

Também durante o Fórum Brasileiro de Feijão será feita a apresentação da Global Pulse Confederation (GPC), entidade sediada em Dubai, com 55 anos de existência e que congrega cerca de 1.000 delegados das indústrias de todo mundo. São indústrias que processam e distribuem os Pulses há mais de 40 anos no mundo todo. A vice-presidente do GPC, Cindy Brown, estará no painel de apresentação.

Demais temas como as diferenças e qualidade de variedades diversificadas dos Feijões e Pulses, o mercado de sementes, a tecnologia digital, a biotecnologia, controle de doenças e tendências também estão no rol de temas que serão abordados até o dia 8 de junho.

“Vamos promover um ambiente de muito networking, onde será possível conhecer empacotadores, pesquisadores, produtores e corretores de diversas regiões, o que acreditamos que aumentará o leque de oportunidades do negócio. Sem dúvidas, o Fórum do Feijão é o evento mais importante e imperdível para todo o setor feijoeiro e com abrangência internacional”, afirma o presidente do IBRAFE.

PROGRAMAÇÃO – A programação completa do VI Fórum Brasileiro de Feijão e Pulses está disponível no site do evento: www.forumdofeijao.com.br/programacao-2018.

SERVIÇO – As inscrições para participar do Fórum podem ser feitas por meio do link: www.forumdofeijao.com.br/inscricao/. O VI Fórum Brasileiro do Feijão será realizado no Expo Unimed Curitiba.

Acompanhe o VI Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses também no Facebook: https://www.facebook.com/FORUMDOFEIJAO/.

Fonte: Pauta Pronta Conteúdo

◄ Leia outras notícias