Turismo Rural

Catas Altas recebe treinamentos em Turismo Rural

Para contribuir para a atividade turística na região de Catas Altas, o Senar Minas, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Dom Silvério, oferece quatro treinamentos sobre Turismo Rural


Publicado em: 10/06/2016 às 13:30hs

Catas Altas recebe treinamentos em Turismo Rural

Em maio, oito funcionários da Prefeitura e quatro guias foram capacitados no primeiro deles, “A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros”.

Em junho, será realizado o segundo, com a temática “Empreendendo o turismo no espaço rural”, entre os dias 21 e 24. De 5 a 8 de julho, é a vez do curso “Empreendendo na atividade artesanal”, seguido do “Empreendendo na atividade de alimentação”, entre 9 e 12 de agosto.

O consultor em Turismo Werter Valentim de Moraes explicou que a região de Catas Altas e Santa Bárbara compreende a Serra do Caraça, onde se encontra o Santuário com a Reserva do Patrimônio Natural, com um fluxo de ecoturistas já consagrado. E foi com o intuito de contribuir para o fortalecimento da atividade que o mobilizador do Sindicato de Dom Silvério, Marco Aurélio Alves, sugeriu a realização de cursos na área. Como resultado, o interesse do município foi pelos quatro treinamentos.

Para Werter, que vai ministrar todos os cursos no município, a realização de capacitações mensais, com participantes dos diversos setores de prestação de serviços relacionados ao turismo rural, favorece a formação de uma rede de empreendedores locais.

“A diversidade de participantes possibilita atender um público específico em cada treinamento, fazendo com que as capacitações sejam mais realistas, pois vai ao encontro dos anseios dos alunos. No primeiro curso participaram quatro guias locais. No próximo curso, haverá proprietários rurais. No seguinte, artesãos. Assim é possível abranger e envolver os empreendedores nos vários setores do turismo rural local”, explicou.

No primeiro treinamento, a partir de um exercício teórico, foram desenhados três roteiros envolvendo o Balneário do Morro, a Fazenda Santo Agostinho e a Pousada Estância. A proposta foi atender diferentes perfis de turistas.

O Balneário do Morro é um empreendimento da Prefeitura, como explicou o instrutor, e, para o roteiro, foram definidas atividades que o posicionassem como atração principal. A Fazenda Santo Agostinho está começando a atuar com o turismo rural e, assim, os alunos utilizaram-na como sendo o atrativo deste roteiro. Já no caso da Pousada Estância, que é um empreendimento novo que fica dentro da cidade, a ideia é atender um público de maior poder aquisitivo.

Ainda segundo o instrutor, os cursos contribuem para a cadeia produtiva da atividade turística e para um trabalho integrado. “Atende o proprietário de terra com alojamento, o proprietário com interesse em montar um restaurante rural ou algum empreendedor que já tem um restaurante e quer melhorá-lo. Engloba também os artesãos com seus trabalhos e os guias que desenvolverão os roteiros. Isto identificado e reconhecido, há grande chance de desenvolver ações com mais eficiência”, afirmou.

Fonte: Assessora de Comunicação Senar MG

◄ Leia outras notícias