Mercado Florestal

Carvão vegetal

A Aperam BioEnergia implementou o maior forno de produção de carvão vegetal do mundo, o FAP 2000, em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha


Publicado em: 05/04/2018 às 07:40hs

Carvão vegetal

Compõem a solução uma central automatizada para gestão de toda a unidade produtiva e um queimador de gás, novo equipamento para realizar a coleta e a incineração dos gases gerados na produção de carvão. “Nestes novos equipamentos, que não possuem similar no mundo, inovamos no material empregado, no método construtivo, no desenvolvimento da tecnologia e até mesmo no design, o que impacta a qualidade final do produto”, diz Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam BioEnergia.

Produtividade

O novo forno da Aperam BioEnergia FAP 2000 tem capacidade de processar 2.000 m³ de madeira. Espera-se, com o novo forno, uma produção mensal de carvão vegetal da ordem de 410 t. A Aperam BioEnergia possui atualmente 282 fornos de produção de carvão vegetal. A expectativa é substituir 121 fornos pelo novo modelo até 2021. Atualmente, as florestas de eucalipto da empresa alcançam uma colheita anual de 2,2 milhões de metros cúbicos de madeira, o que gera 440 mil toneladas de carvão vegetal ao ano. A maior parte do carvão é destinada à planta industrial da Aperam South America, em Timóteo (MG), para a produção de aço inoxidável e aços elétricos especiais.

Fonte: O Tempo

◄ Leia outras notícias