Caprinos e Ovinos

Capacitação de agricultores familiares fortalece manejo de caprinos

A capacitação, que teve como objetivo a difusão de novas tecnologias voltadas para a cadeia produtiva de caprinos, contou com a participação de 30 agricultores dos Territórios Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande, que receberam orientações sobre alimentação do rebanho e boas práticas para a criação dos animais


Publicado em: 20/04/2017 às 08:40hs

Capacitação de agricultores familiares fortalece manejo de caprinos

Agricultores familiares baianos, contemplados pelo edital de apoio à caprinovinocultura do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram capacitados, na terça (11) e quarta-feira (12), em Manejo do Rebanho, no município de Oliveira dos Brejinhos.

A capacitação, que teve como objetivo a difusão de novas tecnologias voltadas para a cadeia produtiva de caprinos, contou com a participação de 30 agricultores dos Territórios Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande, que receberam orientações sobre alimentação do rebanho e boas práticas para a criação dos animais.

Marcélia Almeida de Oliveira, da Associação Comunitária de Caprinocultores de Várzea Alegre, do município de Oliveira dos Brejinhos, foi uma das beneficiadas pelo edital do Bahia Produtiva. A agricultora foi contemplada com um kit de criação de caprino e dez matrizes. “Foram dois dias muito produtivos. Aprendemos várias maneiras de melhorar nosso rebanho. Algumas coisas até sabíamos, mas a gente não dava muita importância, como por exemplo, o manejo sanitário dos animais”.

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a capacitação foi realizada visando melhorar o manejo do rebanho e obter maior rendimento, além de promover uma troca de experiências entre os produtores. “Nosso próximo passo é implantar Unidades de Referência que possam servir de modelo para agricultores da região, onde serão desenvolvidas técnicas adequadas para o trabalho com caprinos”.

Cabral destacou que os produtores selecionados para a implantação dessas unidades terão acesso à novas tecnologias e a visita de outros agricultores que terão oportunidade de apreender novas práticas de manejo.

Edital de caprinovinocultura

Com o foco na dinamização das cadeias produtivas da caprinocultura de corte e leite e da ovinocultura de corte, o Bahia Produtiva selecionou 65 projetos, por meio do edital de caprinocultura, que já estão em andamento em toda a Bahia. O objetivo é promover a inclusão dos agricultores familiares e empreendedores da economia solidária no processo produtivo.

Estão sendo investidos R$20 milhões em ações de fortalecimento dessa cadeia produtiva, como a construção de apriscos, distribuição de matrizes e reprodutores, aquisição de equipamentos e veículos e implantação de reserva forrageira, para promover o desenvolvimento socioeconômico de agricultores familiares, por meio da inclusão no mercado, agregação de valor e expansão da escala de produção.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural da BA

◄ Leia outras notícias