Pragas e Doenças

Campanha alerta para epidemia de greening na região de Tabapuã (SP)

Unidos contra o greening. Esse é o tema de campanha promovida pela Prefeitura de Tabapuã (SP), em parceria com o Grupo Junqueira Rodas e Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que teve início na segunda-feira, dia 19 de fevereiro


Publicado em: 23/02/2018 às 17:20hs

Campanha alerta para epidemia de greening na região de Tabapuã (SP)

Serão duas frentes de ação – uma educativa, com distribuição de material educativo e conscientização para a população dos moradores e produtores rurais e outra de erradicação dos pés de murta, também conhecida como dama da noite (Murraya paniculata), e laranja que estejam contaminados com a bactéria causadora do greening ou amarelão.

A doença é causado pelas bactérias Candidatus Liberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus, sendo transmitidas para os pomares pelo psilídeo Diaphorina citri. A contaminação é capaz de dizimar um pomar inteiro.

Na primeira parte da campanha será distribuído o material educativo. Na sequência, com apoio de colaboradores da Junqueira Rodas, técnicos da Prefeitura e Fundecitrus será feita uma varredura em toda a área urbana, bem como em pequenas propriedades na área rural, para erradicação de pés de murta e laranja que estejam contaminados.

Nos locais que tiverem mudas erradicadas será doada outra muda, mas de planta ornamental para ser plantada na mesma área.

Segundo Rodrigo Rodas Lemo, gerente de produção agrícola da Junqueira Rodas, combater o greening é de suma importância para a citricultura. “É preciso um monitoramento rigoroso, tanto do inseto que transmite as bactérias como de plantas contaminadas, por isso a importância da campanha e ação associadas”, ressalta.

Hoje, segundo a Fundecitrus, no Estado de São Paulo, 16,73% das laranjeiras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro estão contaminados com o greening. Na microrregião de Rio Preto, a taxa vem aumentando – no ano passado foi de 5,49% contra 3,3% em 2016.

Unidos contra o greening

Há três anos, as fazendas do Grupo Junqueira Rodas adotou rígido controle fitossanitário contra o greening, de acordo com o Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, viu a incidência da doença cair de 1,86%, em 2013, para 0,46%, em média, em 2015 em todas as fazendas do grupo, redução de 73%.

“Na Fazenda Água Milagrosa, como em todas as outras propriedades do grupo, o controle é rigoroso, seguimos rigidamente o pacote de medidas de controle para diminuir a contaminação”, frisa Sarita Rodas, presidente do grupo.

Semanalmente, a equipe faz avaliação das armadilhas amarelas, instaladas a cada 50 metros, no perímetro das fazendas. Se é encontrado um psilídeo na armadilha, ações de controle são desencadeadas com aplicações de defensivos e eliminação de árvores doentes.

O grupo também segue à risca os protocolos do Fundecitrus, enviando periodicamente informações sobre a população do inseto, com planos de ação em pontos críticos.

Com relação ao plantio, a Junqueira Rodas só utiliza mudas produzidas em viveiro próprio.

Sobre o Grupo Junqueira Rodas

Fundado em 1968, o Grupo Junqueira Rodas, um dos maiores do agronegócio brasileiro, é produtor de laranja, cana-de-açúcar e gado Tabapuã. As operações são distribuídas em 13.271 hectares divididos em 12 propriedades no estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Em quatro anos, foram investidos mais de R$ 123 milhões nas culturas e no gado, dobrando o faturamento anual nesse período.

A laranja é o principal produto da empresa, comercializada in natura para produção de suco. São 2.087.670 árvores plantadas em 4269 hectares; a safra recorde é de 4.300.000 caixas, registrada no ciclo 2017/2018. A produção de cana-de-açúcar chegou a 225.000 toneladas na última safra. Os canaviais estão em 3.837 hectares do Grupo. A Fazenda Água Milagrosa, localizada na cidade de Tabapuã, comporta as 1.300 cabeças de gado Tabapuã. A raça genuinamente brasileira é utilizada para fertilização e melhoramento genético.

Fonte: Texto Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias