Biotecnologia

Biotecnologia mais próxima do produtor

Sistema CNA/SENAR e CIB lançam o blog de biotecnologia para incentivar a adoção das boas práticas agronômicas


Publicado em: 17/07/2017 às 14:20hs

Biotecnologia mais próxima do produtor

Disseminar conhecimento sobre as boas práticas agronômicas e tecnologias Bt (resistente a insetos) é o foco do novo blog Biotecnologia no SENAR, criado a partir da parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

A biotecnologia reúne as tecnologias desenvolvidas para melhorar as características de plantas e microrganismos, com a finalidade de se produzir alimentos de forma mais eficiente. O novo ambiente virtual é direcionado a agricultores que convivem com a tecnologia no campo, principalmente sojicultores, produtores de milho e algodão.

A diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, explica que a parceria com o SENAR vai promover a inovação junto ao produtor rural para ajudá-lo a se adaptar aos diferentes desafios do campo. “A ideia é unir esforços e expertises do CIB e do SENAR para oferecer ao agricultor o que há de melhor em conteúdo informativo, com uma comunicação dinâmica, eficiente e de qualidade.”

O CIB é uma associação que trabalha a comunicação e projetos de educação sobre biotecnologia e seus impactos, aumentando a familiaridade de diversos setores da sociedade com o tema. A entidade coordena o programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS), para engajar produtores de todo o Brasil na adoção de um conjunto de técnicas de manejo adequado da biotecnologia.

Com o conteúdo do blog, que vai reunir entre outros materiais notícias, folders, videoaulas, vídeos técnicos e depoimentos, as entidades querem incentivar o produtor a adotar boas práticas no campo. “Uma vez que as boas práticas são aplicadas nas lavouras, o produtor rural conseguirá evitar perdas econômicas, diluir custos e, dessa forma, produzir mais alimentos dentro de uma mesma área, contribuindo para o aumento da receita”, observa o assessor técnico do SENAR, Rafael Diego Nascimento da Costa.

Segundo ele, a adoção torna-se mais fácil uma vez que a tecnologia já está traduzida em algo prático para o produtor. “Plantas resistentes a doenças e insetos são um exemplo de tecnologia que o produtor conhece, valoriza e interage dentro do seu dia a dia, de forma prática. Por isso, o importante é informá-lo como utilizar da forma correta e principalmente conscientizá-lo das outras alternativas existentes que garantem produtividade.”

“O desenvolvimento dessa parceria é resultado de um longo trabalho desenvolvido pela CNA, SENAR, CIB e Agrobio, com foco na longevidade das biotecnologias disponibilizadas aos produtores. Esse trabalho de informação e conscientização trará ganhos aos produtores e à indústria, pois os materiais geneticamente modificados expressarão seu potencial produtivo, garantindo retorno maior aos investimentos realizados pelo produtor rural” afirma Alan Fabricio Malinski, assessor técnico da Comissão de Grãos, Fibras e Oleaginosas da CNA.

Adriana Brondani esclarece que as principais estratégias sugeridas pelo CIB para o produtor adotar as boas práticas agronômicas são: dessecação antecipada, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, adoção de áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias e monitoramento de pragas. “Hoje, quem mais se beneficia da biotecnologia é de fato o agricultor. Para o CIB, pessoas bem informadas tomam melhores decisões, e a parceria com o SENAR permite justamente uma maior aproximação com os produtores.”

“As instituições estão alinhadas nas estratégias de educação e difusão de informações que buscam promover o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário, dando aos agricultores mais ferramentas para continuarem a produzir de forma ainda mais eficiente”, completa Rafael Nascimento da Costa.

Para conhecer o blog Biotecnologia no SENAR, acesse: http://www.senar.org.br/biotecnologianosenar/.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias