Brasil

BC: Economia cresceu 0,24% em fevereiro, estima banco

A economia brasileira teve expansão de 0,24% em fevereiro, ante janeiro, feitos os ajustes sazonais, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br)


Publicado em: 16/04/2014 às 19:20hs

BC: Economia cresceu 0,24% em fevereiro, estima banco

A economia brasileira teve expansão de 0,24% em fevereiro, ante janeiro, feitos os ajustes sazonais, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Em janeiro, o IBC-Br subiu 2,35%, na comparação com dezembro, dado revisado de uma alta inicial de 1,26%, na série dessazonalizada.

Abaixo da projeção- A variação de fevereiro ficou um pouco abaixo da projeção média feita pelas 19 consultorias e instituições consultadas pelo Valor Data. A média dos prognósticos sugeria avanço de 0,3% em fevereiro ante janeiro. O intervalo de projeções variava entre alta de 0,1% e de 0,5%. Sobre fevereiro do ano passado o IBC-Br aponta alta de 4,04% na série sem ajuste (1,63% com ajuste). Em 12 meses o avanço da economia é de 2,57% (ou 2,41% com ajuste). No primeiro bimestre deste ano, o IBC-Br subiu 2,46% sobre o mesmo período do ano passado.

Trajetória de variáveis- O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.