Saúde Animal

Bayer destaca prevenção de doenças na produção de leite

Criação de bezerras e período de transição são os destaques da empresa durante o Simpósio Leite Integral, em Curitiba


Publicado em: 18/04/2018 às 07:40hs

Bayer destaca prevenção de doenças na produção de leite

A criação de bezerras e a fase de transição podem determinar todo o potencial produtivo de vacas leiteiras, por isso são tão estratégicas na produção de leite, defendeu o médico veterinário e consultor Técnico da Bayer Saúde Animal nos Estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, Rodrigo Nunes, durante a participação da empresa nesta semana no Simpósio Leite Integral, em Curitiba, no Paraná. 

“Um dos desafios mais importantes na criação de bezerras é a incidência de diarreia. Neste caso temos algumas ferramentas, como o Baycox na prevenção de coccidiose; o Kinetomax para tratamento em casos clínicos causados por diarreias bacterianas, e o Glutellac para auxiliar na desidratação do animal. Agora, estamos lançando uma nova tecnologia, o Fagolac, que vai ajudar na prevenção de diarreias causadas por salmonella e e.coli”, anunciou o especialista.

De acordo com Nunes, o período de transição também é de fundamental importância. Nesta fase é grande a chance do animal desenvolver várias doenças metabólicas. “O nosso papel é levar conhecimento para o produtor com ferramentas de prevenção, como diagnósticos precoces de enfermidades como hipocalcemia subclínica e cetose subclínica, que são os principais desafios em campo”.

A melhora de produção e reprodução dos animais é um dos benefícios da menor incidência de doenças no período pós-parto gerada por este tratamento preventivo. “Com uso do Calfon oral podemos incrementar em até 700 ml por dia de leite na produção a mais durante os primeiros 100 dias de lactação, o que significa melhor saúde do rebanho”.

Nunes alerta ainda que é possível reduzir os níveis séricos de BHBA, que é um indicador de cetose no animal, com uso de Catosal B12 no período pós-parto. “Diminuindo a incidência de cetose, é possível aumentar o pico de produção deste animal em até 2,14 litros de leite a mais por dia nos primeiros 150 dias”, salientou.

Os principais desafios e oportunidade na criação de bezerras estão entre os destaques da equipe da Bayer nesta edição do encontro. “Estamos mostrando, aos participantes, estratégias para conseguir uma melhor eficiência e rentabilidade na criação de bezerras”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Márcia Midori

◄ Leia outras notícias