Fruticultura e Horticultura

Banana: Exportações de banana para a Argentina diminuem

As exportações de banana para a Argentina, um dos principais importadores da fruta brasileira, diminuiu nos últimos anos, influenciando negativamente os resultados dos embarques domésticos


Publicado em: 07/06/2018 às 12:10hs

Banana: Exportações de banana para a Argentina diminuem

As exportações de banana para a Argentina, um dos principais importadores da fruta brasileira, diminuiu nos últimos anos, influenciando negativamente os resultados dos embarques domésticos. Conforme dados da Secex, os envios brasileiros para o país vizinho recuaram 51% na última década.

Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, esse cenário pode estar atrelado ao aumento das exportações da banana paraguaia ao mercado sul-americano – o governo do país vem investindo na bananicultura, com o objetivo de exportar frutas com qualidade, fato que elevou a demanda de outros países do continente pelo produto, animando alguns produtores paraguaios quanto aos investimentos em área. Assim, considerando as exportações de banana para a Argentina, o Paraguai tem sido um grande concorrente do Equador, o principal fornecedor da fruta ao país.