Logística e Transporte

Autorização de transporte para uso próprio de sementes já pode ser emitida pelo produtor no MT

Segundo a presidente interina do Indea, Daniella Soares, a ferramenta é um avanço e garante mais comodidade ao usuário


Publicado em: 13/04/2018 às 09:40hs

Autorização de transporte para uso próprio de sementes já pode ser emitida pelo produtor no MT

Para o transporte das sementes para uso próprio, entre propriedades do mesmo produtor, é necessária a autorização do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), e que agora, pode ser emitida pelo próprio produtor rural, pelo Sistema de Defesa Vegetal do Estado de Mato Grosso (Sisdev). Segundo a presidente interina do Indea, Daniella Soares, a ferramenta é um avanço e garante mais comodidade ao usuário.

“O Indea vem modernizando os seus sistemas e essa é uma das medidas que vem para melhorar a prestação de serviço ao produtor rural, que poderá emitir a Autorização de Transporte diretamente da sua propriedade ou escritório”, concluiu Daniella.

Após o plantio de cultivares como soja, milho e algodão, o produtor precisa cadastrar a área plantada no Sisdev pelo endereço eletrônico. Além do cadastro de reserva de sementes para uso próprio. O produtor precisa ainda informar no cadastro a quantidade produzida.

De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Thiago Tunes, o produtor pode, a cada safra, reservar parte de sua produção como sementes para uso próprio, desde que realize o cadastro da área de reprodução de sementes no Sisdev. No ato do cadastro o produtor precisa informar em quais de suas propriedades as sementes serão utilizadas.

Após o cadastro da área plantada e quantidade que será destinada para uso próprio, os fiscais do Indea realizarão a homologação dos dados informados pelo produtor. Com o cadastro homologado pelo Indea, o produtor está apto a emitir a Autorização de Transporte.

Em caso de dúvida, o produtor pode consultar o Manual do Sisdev.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias