Gestão

Associação investe no desenvolvimento de comunidades rurais em São Domingos do Prata

A Associação de Apicultores de São Domingos do Prata tem se dedicado a oferecer cursos do Senar Minas para fomentar o desenvolvimento local de comunidades rurais


Publicado em: 20/12/2017 às 14:00hs

Associação investe no desenvolvimento de comunidades rurais em São Domingos do Prata

Os moradores dos povoados de Recreio, Mato Dentro e Jacinto estão recebendo cursos em várias áreas. “Eles estão acreditando na Escola do Campo. Concentrar cursos em determinadas comunidades forma um ambiente de desenvolvimento coletivo e os membros demonstram que são capazes de evoluir”, afirmou o mobilizador da entidade, João Batista Lima.

Entre as áreas já contempladas nesses povoados, estão Avicultura, Produção de Alimentos e de Doces, Operação de Trator e Retroescavadeira, Recuperação de Nascentes e Beneficiamento de Peixes, um dos treinamentos mais recentes.

Nesse curso, os alunos aprenderam a processar a tilápia e produzir derivados do peixe, como almôndegas, empanados, linguiças e pururucas, além de aproveitar a carcaça. O instrutor ainda ensinou sobre legislação e registros junto a órgão de inspeção, higiene e saúde alimentar do consumidor, seleção de peixes, abate, acondicionamento, limpeza e filetamento, entre outros temas.

A produtora de Mato Dentro, Rosemary Silva, o filho e o sobrinho foram alguns dos que participaram do curso. Na propriedade dela, são várias as atividades, incluindo horta. “Também tem represas com peixes. E nós queremos fazer os produtos para vender futuramente”, contou.

Rosemary já fez outros cursos de quitandas, doces e de recuperação de nascentes, oferecidos pelo Senar, e aprova. “Foram muito bons e dão a oportunidade de ter uma nova fonte de renda”, contou.

O produtor Walter Maciel, da comunidade de Recreio, também já participou de diversas capacitações cursos do Senar Minas, como Motosserra, Roçadeira, Trator, Proteção e Recuperação de Nascentes e outros cursos na modalidade de ensino à distância. Ele avalia a possibilidade de trabalhar com o comércio de peixes e derivados.

“O treinamento foi uma oportunidade de obter novos conhecimentos e avaliar a possibilidade de desenvolver atividade produtiva e lucrativa nesse campo. O que mais me chamou a atenção foi a variedade de alimentos que podem ser produzidos a partir do processamento de peixes.

Resultados

De acordo com o mobilizador João Batista Lima, os cursos do Senar já impulsionaram a criação de negócios no município. “Capacitações e treinamentos estão gerando vários projetos individuais e coletivos. Vários jovens que participaram do programa Jovem no Campo em Apicultura, Horticultura e Equideocultura estão com atividades no ramo e com sucesso”, destacou.

A associação está registrando os depoimentos de ex-alunos que estão colocando em prática as técnicas aprendidas e seus resultados. “Estamos sonhando em fazer um diagnóstico sobre a situação da criança e do jovem no campo e, assim, desenvolver programas de capacitação mais fundamentados”.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MG

◄ Leia outras notícias