Caprinos e Ovinos

Assistência técnica especializada em caprinos e ovinos

Luiz Carlos de Oliveira conta com a ajuda de sua irmã, Lúcia Helena de Oliveira, na produção de derivados de leite de cabra Criadores mineiros de cabras e ovelhas podem contar com mais um serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)


Publicado em: 04/11/2016 às 14:15hs

Assistência técnica especializada em caprinos e ovinos

Na última semana, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig) tornou-se a 26ª instituição mineira a ser credenciada pelo Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

A engenheira agrônoma da Delegacia Federal da Sead em Minas Gerais, Isabela Terra, diz que essa é uma ótima novidade. Ela explica que o credenciamento habilita as empresas de Ater a concorrer, por exemplo, a editais de chamadas públicas do Governo Federal.

O coordenador regional da Accomig, Marcelo Ribeiro, destaca que os produtos derivados da caprinocultura e da ovinocultura mineira vão ganhar novos rumos. “Queremos encaminhar os alimentos que produzimos para comercialização em escolas, creches e hospitais via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, comentou. O Pnae prioriza a compra de produtos da agricultura familiar, saiba mais aqui.

Novas oportunidades

O agricultor familiar Luíz Carlos de Oliveira, de 53 anos, vai ser um dos beneficiados. Sua propriedade está localizada às margens da BR-040, em Barbacena, Minas Gerais. Com a ajuda de familiares, incluindo a irmã, Lúcia Helena de Oliveira, ele encontrou na produção de cabras a oportunidade de melhorar os negócios. "Até 2003, eu trabalhava com hortaliças, mas o rendimento não era satisfatório”, diz.

Oliveira contou com a assistência da Emater-MG para recorrer as políticas públicas do Governo Federal. “O primeiro passo foi me cadastrar na Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP)”, afirma. O passo seguinte foi recorrer ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O crédito foi adquirido em 2013. “Com um investimento de aproximadamente R$ 220 mil, comprei uma ordenha mecânica e animais”, completa. Segundo ele, atualmente, cerca de 130 litros de leite são produzidos diariamente na propriedade.

Leite pasteurizado, queijos tipo frescal, camponês e o boursin, além de iogurte e patê de alho são os derivados produzidos por Luíz Carlos de Oliveira, que os comercializa nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Saiba mais

Instituições ou empresas que queiram executar serviços de Ater precisam se credenciar no Siater, disponível neste link. O processo é totalmente eletrônico e dispensa o envio de qualquer documento em meio físico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias