Transgênicos

Argentina autoriza primeira alfafa transgênica

A semente da variedade geneticamente modificada já era comercializada ilegalmente no país


Publicado em: 18/06/2018 às 14:40hs

Argentina autoriza primeira alfafa transgênica

O secretário de Alimentos e Bieconomia da Argentina, Andrés Murchison, autorizou na sexta-feira (08.06) a comercialização de sementes da primeira espécie de alfafa transgênica do país. A decisão foi apoiada pelo Ministério da Agroindústria, que deu luz verde à alfafa RR (Roundup Ready), tolerante ao herbicida glifosato.

A proposta foi apresentada pelo Instituto de Agrobiotecnologia Rosário AS (INDEAR) em parceria com as empresas Conicet e Bioceres, que farão a comercialização do grão e com a Monsanto, agora Bayer, que desenvolveu as sementes. De acordo com o Ministério, essa forrageira será uma nova opção para os agricultores e facilitará a produção no campo.

"O agricultor que opta pelo uso desta cultura biotecnológica pode incorporar uma ferramenta para controle, nas fases iniciais do ciclo de produção, ervas daninhas que reduzem a produtividade, qualidade e valor comercial de forragem", informa.

A semente da variedade geneticamente modificada já era comercializada ilegalmente no país, um dos fatores que corroborou para a aprovação por parte do governo. Segundo Murchison , a decisão vem para poupar o trabalho do Instituto Nacional de Sementes (Inase), que vinha tendo que apreender uma grande quantidade de grãos ilegais e oferecer flexibilidade para todos os setores da agroindústria.

"A biotecnologia moderna está agora disponível para uma nova safra na Argentina, e, além de beneficiar os agricultores, simplificando a manipulação Se os oferecer, beneficiará também sistemicamente a pecuária e a produção leiteira nacional, otimizando a produção e a qualidade da biomassa obtida a partir da alfafa, que é um dos seus principais insumos", finaliza.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias