Informática

Aplicativo Controlpec 1.0 está mais flexível

A ferramenta é para controlar despesas e receitas da propriedade


Publicado em: 03/08/2017 às 09:20hs

Aplicativo Controlpec 1.0 está mais flexível

O Controlpec 1.0 é um aplicativo que a Embrapa Gado de Corte lançou em 2012 para auxiliar o produtor rural nas finanças da propriedade. A planilha em Excel foi formulada para controlar custos e receitas de uma produção, que pode ser tanto para pecuária como para agricultura. Desde o seu lançamento há cinco anos, os pesquisadores acompanham e recebem demandas de seus usuários e foi exatamente para atender sugestões dos clientes que este ano a ferramenta sofreu modificações. A demanda era para aumentar o número de linhas da planilha, pois para alguns as anotações são mais numerosas e as linhas não eram suficientes para todas as movimentações.

Segundo o pesquisador Fernando Paim Costa, o ajuste foi feito na tabela de forma a atender o público que utiliza o aplicativo, e a nova versão já está disponibilizada sem custo algum para o usuário que só precisa “baixar o aplicativo” disponível no site da Embrapa Gado de Corte. “Dobramos o número de linhas de 150 para 300 nas abas de janeiro a dezembro para lançamento do movimento financeiro diário, ajustamos fórmulas, mas a lógica foi mantida”, explica Paim ressaltando que o Controlpec 1.0 é uma ferramenta para se registrar e avaliar de forma sistemática, custos e receitas e que pode ser utilizada para qualquer negócio. Ainda segundo o pesquisador, o Controlpec 1.0 é uma ferramenta simples. “Os produtores que fazem anotações manuais podem transferir seus números para o computador e os que já fazem uso da informática poderão controlar seus resultados gastando menos tempo e obtendo maior precisão”, diz.

Se muitos produtores acham difícil e não registram nem avaliam seus custos e receitas pela falta de uma ferramenta podem mudar de ideia porque além do Controlpec 1.0 ser uma ferramenta de fácil utilização e de interpretação de dados, seu custo é zero. E para detalhes da planilha, bem como conhecer seu manual o endereço eletrônico é: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/controlpec/

O que se espera com este aplicativo e outros lançados pela Embrapa é elevar o nível de gestão das propriedades e não concorrer com o mercado, até porque a ferramenta não tem custo para o usuário. Para o pesquisador, “gerenciar com acerto é crucial para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empreendimento do agronegócio”. E faz um alerta aos produtores: “Como a lucratividade da pecuária de corte tem se reduzido pela queda no preço de seus produtos e pela alta nos custos de produção, controlar a atividade tornou-se crucial para aqueles que querem se manter no negócio. Controlar as finanças da fazenda é necessário e inclui elaborar relatórios que consolidam despesas, receitas e margens econômicas da atividade, tendo em conta o plano de contas definido pelo usuário. Os resultados são expostos para cada mês do ano e para todo o ano”.

O aplicativo Conrolpec 1.0 desde seu lançamento foi baixado por cerca de 30 mil pessoas e as contribuições para seu aperfeiçoamento, bem como solicitações de orientação relativas a seu uso, poderão ser encaminhadas para o endereço.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias