T. da Informação

Aplicativo com funções off line e realidade aumentada é sucesso entre agricultores

Apesar do acesso às ferramentas digitais serem fundamentais para o aumento da produção e expansão do agronegócio, poucos agricultores se beneficiam de uma conexão estável à internet nas propriedades rurais do Brasil


Publicado em: 16/08/2018 às 15:40hs

Aplicativo com funções off line e realidade aumentada é sucesso entre agricultores

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no último mês, apenas 28,1% das unidades de produção dedicadas a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas têm acesso à internet no país. Enquanto os produtores não são beneficiados com satélite que ampliam o sinal de web no campo, a iCrop conta com soluções inovadoras baseadas nas reais necessidades dos produtores.

Com mais de 600 downloads, o aplicativo iCrop Gestão de Irrigação possibilita que o produtor efetue lançamentos de irrigação direto do campo, independentemente de ter acesso à internet ou não. A ferramenta também é pioneira ao aplicar a realidade aumentada para visualizar as informações da lavoura em um único toque, através da câmera do seu celular. Além disso, o produtor pode visualizar o mapa da fazenda com as áreas plantadas exibidas em cores de acordo com o nível de umidade do solo e dá acesso aos dados das estações meteorológicas estrategicamente distribuídas, mostrando os dados de clima e previsão do tempo em tempo real, além de poder criar alertas personalizados para ser notificado sobre a situação do plantio.

O produtor Antônio Evangelista Junior é um exemplo de agricultor sintonizado às novas tecnologias, mas que esbarrou na falta de infraestrutura de redes durante o processo de produção. Há cerca de seis meses, ele vem utilizando a tecnologia do aplicativo iCrop para controlar a produção de sua fazenda, em Casa Branca (SP), e já tem alcançado ótimos resultados. “Com o uso do aplicativo eu ganhei agilidade e praticidade nos lançamentos e consequentemente nas tomadas de decisão para as irrigações. Além disso, o aplicativo é um ótimo banco de dados para a lavoura”, explicou.

Com a nova tecnologia, anotações e preenchimento de planilhas manualmente, deixaram de fazer parte da rotina do Antônio Evangelista Junior, sendo que agora essas tarefas são feitas de forma prática, eficiente e automatizada pela ferramenta desenvolvida pela iCrop. Com tantos benefícios, o produtor sentiu também, aumento de produtividade, economia de energia, otimização do uso da água e redução de doenças nas lavouras. “Com o aplicativo eu tenho controle de todo o processo de irrigação, a praticidade de poder enviar e consultar os dados da lavoura a qualquer hora e de qualquer lugar, me ajudou a otimizar os recursos, além de ganhar tempo para focar em outros aspectos do campo”, conta o agricultor.

Veja o vídeo e a matéria completa