Capacitação

ANUTEC BRAZIL 2018 promove projeto especial para visitantes descobrirem novas técnicas de cortes de carne bovina

Vitrine da Carne traz “aulas-show” com especialista sobre cortes e manuseio de carne, além de cuidados e informações sobre qualidade e aproveitamento do produto


Publicado em: 12/07/2018 às 07:40hs

ANUTEC BRAZIL 2018 promove projeto especial para visitantes descobrirem novas técnicas de cortes de carne bovina

A ANUTEC BRAZIL 2018, Feira Internacional de Fornecedores para as Indústrias de Carnes e Proteína Animal, traz em sua terceira edição a Vitrine da Carne, um projeto especial que promete fazer sucesso entre o público visitante. Com patrocínio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a atração traz o renomado consultor em cortes de carne, Marcelo Bolinha, para apresentar alternativas aos cortes de carne bovina tradicionais. O evento ainda apresenta os chefs de cozinha Manoela Lebrón e Igor Martins, do Marinada, que irão preparar receitas feiras na hora para degustação do público.

Em uma bancada, Marcelo Bolinha colocará toda a sua experiência acumulada ao longo de 30 anos de trabalho na área para mostrar aos interessados informações sobre todo o preparo da carne bovina, como a desossa, a limpeza e o corte ideal para levar à churrasqueira, forno ou fogão, estimulando o aproveitamento das qualidades do animal. Em seguida, os chefs Manoela e Igor ensinarão receitas ideais para cada peça, como o steak tartare, em uma ação que também será marcada pelo improviso. “O Bolinha retira um determinado corte e nos desafia a fazer o preparo”, revela Manoela.

O mestre açougueiro, por sua vez, se valerá da alta qualidade do boi brasileiro para acabar com alguns mitos. “Vamos mostrar que a carne bovina não tem corte de segunda, e sim a cocção correta e vários sabores”, afirma Bolinha. O profissional acrescenta que a grande maioria das pessoas ainda conhece pouco a respeito de cortes, posicionando o Vitrine da Carne como uma oportunidade para expandir os horizontes. “Temos aí uns 10 anos de mudanças pela frente para que o consumidor conheça mais sobre o assunto”, diz.

Manoela segue na mesma direção. “Podemos dizer que quem participar da Vitrine da Carne vai entender que a carne tem mais possibilidades de preparo do que se pensa, e, acima de tudo, preparos fáceis e práticos. O intuito é mostrar o quanto a carne bovina pode ser versátil”, afirma.

Rafael Costa, Assessor do SENAR, diz que a realização do projeto dentro da ANUTEC BRAZIL será uma oportunidade “para mostrar a qualidade da carne brasileira e a segurança com que ela é produzida”. Segundo ele, o projeto “é uma iniciativa que aproxima produtores e consumidores em uma oportunidade de ensinar técnicas de corte para aproveitar ao máximo o produto”.

Segundo Cassiano Facchinetti, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento, a Vitrine da Carne faz parte da estratégia de tornar a ANUTEC BRAZIL um evento cada vez mais completo, com atrações que levam experiência e conhecimento para o visitante, cobrindo assim, toda a cadeia produtiva de carne e proteína animal. “Com o conhecimento adquirido a partir das apresentações de Bolinha e Manoela, os produtores, desde o frigorífico até o embalador, terão a oportunidade de oferecer produtos mais assertivos, atendendo às exigências do consumidor final”, afirma.

A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional de Fornecedores para as Indústrias de Carnes e Proteína Animal, vai acontecer de 07 a 09 de agosto, no Expo Trade Center, em Curitiba (PR). Este ano, os mais de 4 mil visitantes esperados terão a oportunidade de conhecer o que há de melhor para toda a indústria de carne e proteína animal. Os produtos serão apresentados por mais de 100 marcas expositoras, do Brasil e de vários outros países, que levarão à capital paranaense suas mais modernas soluções em tecnologia e equipamentos para o setor. Entre os expositores confirmados estão: Bettcher, Bizerba, CSB-System, Handtmann, INCOMAF, Ishida, Jarvis, LINCO, MULTIVAC, Newmax, Poly-clip system, Sew-EURODRIVE, Sunnyvale, Tecmaes, ULMA Packaging e VEMAG. Além da Vitrine da Carne, os visitantes poderão participar do Congresso organizado em parceria com o ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos.

O credenciamento para visitar a feira está aberto no site www.anutecbrazil.com.br. Para as empresas que têm interesse em expor no evento, o contato é (11) 3874-0030