Outros

Amanco Agrobiax contribui para o uso racional da água em fazenda de Carmo do Rio Claro/MG

Alta resistência do sistema às altas pressões facilita o reúso de água para limpeza de curral da propriedade


Publicado em: 05/07/2017 às 07:00hs

Amanco Agrobiax contribui para o uso racional da água em fazenda de Carmo do Rio Claro/MG

A Amanco, marca comercial da Mexichem (www.mexichem.com), líder mundial em tubos e conexões plásticas, tem ajudado a tornar sustentável a fazenda Barreiro, localizada no município de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais. Por meio da utilização dos tubos, a propriedade poupa água ao reaproveitar a mesma quantidade do recurso utilizada na lavagem de chorume de bovinos e suínos também para a limpeza dos currais.

Feita em PVC-O, a linha Amanco Agrobiax apresenta mais robustez e praticidade de instalação e manutenção se comparada com os até então utilizados tubos Defofo e de aço zincado. Desde junho de 2016 que a fazenda substitui todo o antigo sistema de irrigação por um moderno sistema de tubos Amanco AP PN 145 e AP PN 180, que suporta pressões de até 18 kgf/cm².

Tendo a resistência como ponto forte, o Amanco Agrobiax assegura também ao usuário economia financeira. “A maior durabilidade é um dos grandes benefícios da linha. Os resultados já foram sentidos nos primeiros meses de uso”, afirma José Antonio Alves, engenheiro da revenda Lavras Irrigação, responsável pela implantação do produto na fazenda mineira.

Essa característica é potencializada pelo conceito de operacionalização do sistema, que é instalado de forma subterrânea. Na fazenda em Carmo do Rio Claro, o tubo está a 1,20 metro embaixo da terra, evitando contato com intempéries da natureza e facilitando a circulação de máquinas e pessoas na propriedade.

“Por ter a capacidade de suportar pressões maiores, ataque químico interno e externo e ser de fácil instalação, o produto chegou ao mercado para ficar”, enaltece Alves, que também destaca a flexibilidade dos tubos, que se adequam a qualquer relevo, sem a necessidade de intervenções no terreno.