Turismo Rural

Alunos do programa de Turismo Rural marcam presença em festa de Urucânia

Os alunos do programa Agente de Turismo Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), participaram da festa de Nossa Senhora das Graças, em Urucânia, com um estande neste fim de semana


Publicado em: 04/12/2017 às 14:20hs

Alunos do programa de Turismo Rural marcam presença em festa de Urucânia

O objetivo foi estimular a venda de produtos regionais, divulgar o Circuito Turístico Montanhas e Fé, buscar parcerias e captar verba para o evento do módulo de Comercialização. Na Regional do Senar em Viçosa, turmas do programa estão em andamento com representantes de pelo menos 15 municípios.

"O turismo religioso tem como maior motivação a fé das pessoas. Segundo o Ministério do Turismo, existem mais de 300 destinos no Brasil, o que gera mais de 20 milhões de viagens por ano. E não tem como falar do Circuito Turístico Montanhas e Fé, sem mencionar esse segmento que destaca-se na região. Urucânia é uma das cidades do Circuito que mais recebe visitantes devido aos milagres de Padre Antônio Ribeiro Pinto”, destacou a turismóloga e instrutora do programa do Senar, Fernanda Corrêa da Silva.

O Circuito Montanhas e Fé conta com 14 municípios da região de Ponte Nova. Entre os atrativos, destacam-se a produção de doces artesanais, as fazendas históricas preservadas, as belezas naturais e o turismo religioso, caracterizado pela devoção de fiéis a padres que operaram milagres por lá.

De acordo com a gestora da associação, Gabriela Sousa Ribeiro, todos os municípios integrantes do Circuito apresentam grande potencial para o desenvolvimento do turismo rural, mas há uma carência de profissionais qualificados para desenvolver este segmento. Participam da capacitação representantes do setor público, de estabelecimentos comerciais e associações.

“Através do curso espera-se que o planejamento e desenvolvimento do turismo rural local sejam realizados de forma instruída e por atores devidamente capacitados, aumentando assim as chances de alcançar o sucesso. Espera-se também estreitar os laços entre entidades públicas e privadas por meio de parcerias em prol do turismo regional”, explicou.

Agente de Turismo Rural

No programa são abordados segurança, condução de turistas, serviços de alimentação, hospedagem e organização e planejamento de eventos, além de catalogar as potencialidades turísticas de cada região. A finalidade do treinamento é preparar profissionais com visão de negócio para fomentar o turismo rural, colaborando para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Segundo a instrutora do Senar, o turismo rural ainda é uma modalidade muito nova no Brasil. “Existe uma carência de profissionais capacitados, principalmente em regiões em que o turismo não é a principal atividade. Além disso, as comunidades têm dificuldade em perceber que trabalhar com turismo é um negócio. Diversos são os benefícios que as regiões terão, como fortalecimento da economia, fixação do jovem no campo, preservação dos recursos naturais e culturais, incremento nas atividades produtivas e melhoria da qualidade de vida das comunidades”, destacou.

Fonte: SENAr MG

◄ Leia outras notícias