Equídeos

Alta resistência impulsiona o Cavalo Árabe nas competições de Enduro pelo Estado de São Paulo

As competições de Enduro unem o homem, o cavalo e a natureza em provas de longa distância, que desafiam a resistência dos animais ao máximo


Publicado em: 31/07/2017 às 13:40hs

Alta resistência impulsiona o Cavalo Árabe nas competições de Enduro pelo Estado de São Paulo

Cada vez mais comuns no Estado de São Paulo, essas provas são difíceis, duram várias horas, mas são superadas com maestria pelo Cavalo Árabe. Cerca de 85% dos animais competidores têm sangue Árabe, o que evidencia a forte presença da raça na modalidade.

Dentre as diversas características e habilidades da raça, uma é fundamental para o Enduro e traduz a supremacia do Árabe nas provas: a resistência. Originário dos desertos do Oriente Médio, o Cavalo Árabe suporta temperaturas altas durante o dia e baixas à noite, resultando em um desempenho muito superior a outras raças em competições de longa distância. A raça percorre até 160 Km de distância em apenas um dia.

“O Cavalo Árabe é versátil e possui excelente performance para o esporte. Por isso, a raça tem forte presença nessa modalidade e é a que mais se destaca, devido à sua resistência. Nosso trabalho é promover o Cavalo Árabe Atleta e fomentar sua participação nos esportes”, comenta Fabio Amorosino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

Neste ano, as provas de Enduro com a participação do Cavalo Árabe já aconteceram em três cidades paulistas: Itu, Bragança Paulista e Jaguariúna. Organizadas pelo Instituto Enduro Brasil (IEB), com chancela da Federação Paulista de Hipismo e Confederação Brasileira de Hipismo e apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre conta com várias provas de longa distância que desafiam a resistência dos cavalos.

As competições do campeonato recebem, em média, 110 conjuntos (Cavalo/Cavaleiro) por prova e as distâncias variam de 15 km a 160 km.

“A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe apoia amplamente a participação da raça Árabe em competições funcionais, especialmente no Enduro, modalidade que o Cavalo Árabe se sobressai com enorme destaque. A versatilidade do Cavalo Árabe o permite participar de todas competições esportivas com um alto desempenho”, comenta Fábio Amorosino, presidente da ABCCA.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Enduro Equestre ocorrerá em Itatiba, nos dias 19 e 20 de agosto. Está programada outra, em Jaguariúna, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro – nesta última também acontecerá a II Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre.

Mais informações sobre o Cavalo Árabe: www.abcca.com.br e telefone (11) 3674-1744.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

◄ Leia outras notícias