Turismo Rural

Agroturismo agrega renda ao agricultor familiar

Conhecer a vida na roça. Com essa proposta, muitos agricultores familiares têm diversificado a renda nas suas propriedades


Publicado em: 29/07/2016 às 16:15hs

Agroturismo agrega renda ao agricultor familiar

Esse é o caso de Edi Lunelli, 45, que junto com a sua mãe Emília, há nove anos, se dedica ao turismo rural.

As duas resolveram investir no agroturismo, após dona Emília ficar viúva. “Na época, eu trabalhava numa confecção e já pensava há algum tempo em investir no turismo”, conta Edi. A Pousada Recanto da Natureza fica na comunidade de Gnadental, no município de Witmarsum, localizado no Vale do Itajaí, região centro-oeste de Santa Catarina.

Em 2007, o rancho desativado deu lugar a uma pousada de três dormitórios e um banheiro, uma cozinha e uma sala de televisão comunitários. A produção da propriedade de 18 hectares, que é toda orgânica, passou a ser direcionada apenas para a alimentação dos hóspedes.

Retorno financeiro

Edi fala que a maior dificuldade do empreendimento foi provar que o agricultor tem condições de receber turistas. Apesar do fluxo de pessoas ainda ser baixo, ela garante que já conseguiu ter o retorno do dinheiro investido. “Hoje, 40% da nossa renda vem do turismo”, revela.

Na pousada, são vendidos também os alimentos servidos nas refeições, como geleias e licores, além do artesanato feito por Edi. São peças confeccionadas em MDF, jornal reciclado e tecido. Ela ainda costura e faz colchas em com retalhos de tecidos. “Tudo funciona como uma corrente. O turista sempre acaba levando uma lembrança”, fala.

Serviços oferecidos

Mãe e filha cuidam de tudo na pousada. Desde o preparo da refeição até a limpeza do local. O serviço oferecido é de pensão completa: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Faz parte do cardápio pães de fubá e trigo, cucas, bolos diversos e galinha ensopada.

“A nossa comida é muito elogiada. Ela é diferente do que se come no dia a dia. É tipo a comidinha da nona”, diz.

Edi conta que os turistas ficam impressionados com a beleza do local. A propriedade possui trilha, cachoeira, lago para pescar e animais como vacas e galinhas. Dá para pegar frutas no pé da árvore, como laranja, tangerina e amora; colher hortaliças e acompanhar a ordenha. “A ideia é que o turista conheça como é a vida do agricultor”, explica.

O empreendimento está passando por reformas. O objetivo, segundo a agricultora, é adequar o espaço para alugá-lo para festas e eventos, diversificando os serviços ofertados pela propriedade. O valor do pernoite na Pousada Recanto da Natureza, com quatro refeições inclusas, é de R$ 140,00. A pousada acomoda até sete pessoas.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias