Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Agro Amazônia utiliza o QLIK como uma plataforma que gera informações de credibilidade

O Qlik possibilitou que demandas mais complexas se tornassem simples, fazendo com que os gestores da empresa dedicassem o tempo em outros setores e confiassem nas informações transmitidas

A Agro Amazônia é uma empresa que atua na distribuição de insumos nos setores agrícola e pecuário. Fundada em 1983, em Cuiabá – no estado do Mato Grosso, a empresa vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, atuando em cinco estados e 30 municípios, na comercialização de produtos e realização de assistência técnica aos clientes dessas regiões.

Antes de utilizar uma plataforma de BI, a equipe de gestores da Agro Amazônia tinha um grande problema com a organização da requisição por informações. Cada setor necessitava de uma informação nova e diferente, e quando as demandas surgiam tais dados acabavam convergindo entre si, gerando desencontros entre os dados apresentados em relatórios e na própria comunicação. Visando solucionar esse problema de forma rápida e simples, optaram pelas soluções Qlik, implantado através da Toccato, distribuidora Qlik com maior carteira de clientes no Brasil, o QlikView foi adicionado a gestão da empresa.

A facilidade na busca de dados era um item necessário para o dia a dia da equipe. A empresa não tinha interesse em programas complexos e de processamento lento. As demandas giravam em torno de uma ferramenta que possibilitasse uma resposta mais rápida. A plataforma Qlik foi a solução desde sua implementação. Cada líder conseguiu adotar um método autodidata no aprendizado do manuseio do BI, por sua fácil acessibilidade e desde o início do projeto já notaram o ganho em produtividade e agilidade.

Atualmente, a Agro Amazônia utiliza a ferramenta em três setores da empresa: comercial, financeiro e contábil. Helen Cavalcante, gerente de TI da Agro Amazônia, diz que o Qlik é fundamental na gestão empresarial, auxiliando diretamente em demandas como gerenciamento de estoque e análise de margens de contribuição. “A própria cultura da gestão por indicadores foi criada através da ferramenta, porque com a possibilidade de fazer essas análises, os líderes criaram essa cultura de a partir dos dados gerados formular planos de ação, algo que antes era muito difícil”, explica.

Tirando demandas mais complexas dos gestores, eles conseguem direcionar seus esforços para outros problemas que necessitam da expertise de cada um. A gerente de TI conta que as informações são de fácil acesso aos gestores, possibilitando que eles tomem decisões mais rapidamente. “Antes a empresa agia de forma lenta na tomada de decisão por falta de informações. Depois da implementação do QlikView o cenário mudou bastante. Hoje, se há algum atraso, ele não está relacionado a questão de disponibilidade de indicadores estratégicos”, conclui Helen.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 06/07/2018 às 07:00hs
Fonte: Assessoria de Imprensa da Toccato
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: