Gestão

Agricultores de Petrolina estão otimistas com o cultivo após últimas chuvas no Sertão de PE

A expectativa é que o ano continue sendo de chuva e de boa colheita


Publicado em: 11/04/2018 às 16:00hs

Agricultores de Petrolina estão otimistas com o cultivo após últimas chuvas no Sertão de PE

Os gricultores estão otimistas com o cultivo, após as últimas chuvas que ocorreram na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A expectativa é que o ano continue sendo de chuva e de boa colheita.

Em uma área de um hectare e meio no povoado de Cacimba dos Sonhos em Petrolina, a agricultora Maria Mendes plantou milho, feijão, melancia e abóbora. O plantio aconteceu após a chuva na região.

"Esse ano foi diferente dos outros, realmente, porque choveu bastante. Os outros só dava uma chuva e pronto, ia embora e acabava. Esse ano tá sempre, de vez em quando tá chovendo, e a gente tem que tentar plantar para tirar algo”.

A chuva também mudou o cenário na região. A caatinga que antes estava cinzenta, agora tem várias cores. Segundo a coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, até novembro do ano passado, 2 milhões e 330 mil pessoas estavam sendo afetadas pela seca em todo estado, a maioria na região do Sertão. Agora esse número caiu para dois milhões e 33 mil. O fim do sofrimento para cerca de 297 mil pessoas.

A situação melhorou também nos reservatórios de água. Até dezembro, dos 39 açudes e barragens do Sertão, 33 estavam em colapso, com menos de 3% da capacidade total de armazenando. Agora quatro já conseguiram recuperar o volume, e os outros 29 já estão recebendo água da chuva.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), nos três primeiros meses do ano, choveu cerca de 290 milímetros no Sertão do estado, um acumulado bem maior do que o registrado no mesmo período do ano passado que chegou a 175 milímetros.

Jeciene Souza começou o cultivo em janeiro. Agora os pés de milho já estão crescendo, a melancia está ganhando forma e as primeiras vagens de feijão já foram colhidas.

"O sentimento é de muita alegria, porque a gente planta com a esperança de colher os frutos. A gente tem o feijão que já estamos comendo da primeira planta. Temos outros que a gente plantou, mas ainda não nasceu. E a chuva tá vindo, pouco a pouco, mas ela tá vindo. Temos fé que no São João a gente coma milho, bastante milho. Que venham mais e mais chuvas pra gente poder plantar e colher o fruto".

Fonte: G1 Petrolina

◄ Leia outras notícias