Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Aegro recebe aporte de 2,5 milhões da SP Ventures e a ABSeed

A Aegro Informática Ltda., startup que possui uma plataforma focada na gestão e na otimização de produção agrícola através de um software que permite ao produtor visualizar todos os procedimentos de sua propriedade para a tomada das melhores decisões, acaba de receber um aporte de R$ 2,5 milhões da gestora de fundos de investimentos de Venture Capital, a SP Ventures, através do Fundo de Inovação Paulista (FIP) em parceria com a ABSeed, fundo de investimento Seed para o mercado SaaS b2b.

De acordo com o CEO da Aegro, Pedro Dusso, formando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Banco de Dados pela Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha, o investimento, recebido em junho deste ano, será utilizado em pesquisas e no desenvolvimento de novas funcionalidades da solução e produtos, além de reforçar as estratégias de marketing e vendas.

“O AEGRO organiza toda operação agrícola em um único lugar, para que o produtor possa gerenciar tudo de forma fácil. Dentro de cada safra ele pode fazer o planejamento usando dois grupos principais de ferramentas, as de manejo e as de custos”, explica Dusso, acrescentando que as ferramentas de manejo (por área, por atividades ou por mapa) ajudam planejar e registrar as atividades agrícolas (semeadura, adubação, pulverização, etc.), adicionar observações de campo (estande de plantas, estádios fenológicos) e fazer o monitoramento de pragas, doenças e ervas daninhas.

“O software da AEGRO foi, desde o seu nascimento, desenhado para instrumentar o produtor rural com uma ferramenta simples, fácil de aprender, e de usar – sem perder o rigor formal e a correção que um negócio agrícola demanda e merece”, informa Dusso.

“Investimos muito em facilidade e simplicidade de uso, pois o homem do campo não dispõe de tempo para perder na frente da tela de um computador. Ele tem problemas que a informática resolve, claro, mas isso tem de ser feito de forma ágil e rápida”, diz. “Nos preocupamos em oferecer interface, usabilidade, interação, suporte proativo, treinamento e acompanhamento. Nós estamos com nossos clientes para o longo prazo, e eles podem contar conosco sempre”, observa Dusso.

Quanto às as ferramentas de custo, o CEO da Aegro explica que elas ajudam fazer orçamentos, acompanhar o uso planejado versus o realizado de insumos, definir metas de produtividade, calcular qual o ponto de equilíbrio da safra e apropriar custos para cada um dos talhões de forma clara e automática.

Diferenciais

Para Dusso, um dos principais diferenciais do AEGRO é a facilidade no uso do software. “Desde o início, sempre focamos na usabilidade do usuário. Nossa ferramenta pode ser comandada facilmente por qualquer profissional da propriedade, diferentemente de outros softwares que precisam de horas de treinamento e um único trabalhador da empresa é capaz de operá-lo”, pontua.

O executivo destaca ainda que o AEGRO pode ser usado tanto em fazendas familiares, com um único usuário, quanto em grandes empresas rurais, em que todos os funcionários cumprem o seu papel e se organizam através do software, seja ele o técnico, o dono da fazenda, o agrônomo ou o contador, cada um com seu papel específico, sem que nenhum deles precise de um manual de instruções ao lado.

“Além disso, o nosso assinante pode incluir quantos usuários quiser, com diferentes perfis de uso e permissão no software, sem custo extra. Também por isso, nosso custo está abaixo da média do mercado, não cobramos nada pela implantação e não exigimos uma ‘fidelidade mínima’, pois sabemos que o assinante que começa a usar vira usuário frequente sem precisar que fiquemos educando-o”, acrescenta.

Outro grande diferencial destacado por Dusso é a segurança e a portabilidade do serviço na nuvem. “Em caso de roubo ou computador estragado, o produtor não precisa se preocupar, pois os seus dados estão seguros na nuvem”, observa. “Ele ainda pode atualizar as informações de seu computador, e o agrônomo receberá no mesmo instante a atualização no seu celular.”

O software tem um aplicativo gratuito, para Android e iOS. “Isso várias empresas têm, mas algo que é de exclusividade da Aegro é que, mesmo no campo, sem internet, o assinante tem acesso aos dados de sua fazenda e pode atualizar com observações direto do aplicativo, com informações, fotos e localização de GPS”, destaca e acrescenta que o aplicativo guarda as informações e sincroniza com a nuvem assim que a conexão é restabelecida.

Menor custo

Segundo Dusso, com uma gestão bem feita, é possível produzir muito mais economizando, tanto em recursos financeiros quanto naturais. “Nossos clientes tiveram uma redução real nos custos de produção, pois têm o conhecimento de todos os itens que compões os custos de produção das atividades desenvolvidas, o que facilita identificar quais itens podem ser alterados e otimizados”, destaca. E acrescenta que, através da previsão orçamentária, os produtores conseguem tomar decisão antecipada sobre a melhor alternativa de produção, porque uma série de simulações podem ser efetuadas, direcionando as atividades mais rentáveis e os níveis tecnológicos de melhor custo x benefício. “Em suma, todos processos de produção agrícola tornaram-se mais eficientes, monitoráveis e otimizáveis.”

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 13/09/2017 às 13:20hs
Fonte: BPA Comunicação Integrada
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: