Mercado Financeiro

Ações chinesas avançam com setor de tecnologia

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,6 por cento às 7:26 (horário de Brasília)


Publicado em: 21/08/2018 às 10:20hs

Ações chinesas avançam com setor de tecnologia

Os mercados de ações chineses ampliaram seus ganhos nesta terça-feira, liderados pelo setor de tecnologia, de consumo e financeiro, à medida que a procura por ativos de risco melhorou com sinais de que o governo flexibilizará as políticas monetária e fiscal para conter o impacto das disputas comerciais entre os Estados Unidos e a China.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,82 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,31 por cento.

Os investidores também se apoiaram em notícias de que as principais seguradoras da China investiram bilhões de iuanes nos mercados de ações nos últimos três dias de negociação em ativos com preços mais baixos.

"Está claro que o governo está flexibilizando as políticas. Há ampla liquidez e Pequim está intensificando o investimento em infraestrutura", disse o diretor de estratégia da UBS Securities da China, Gao Ting. Ele espera que a retomada dure por alguns meses, mas alertou que o mercado pode voltar a cair se as disputas comerciais entre os EUA e a China se intensificarem ainda mais.

A China provavelmente reduzirá a ponderação de risco dos bancos para títulos do governo local de 20 por cento para zero no curto prazo para atrair fundos para os títulos, informou um jornal estatal nesta terça-feira. Caso confirmada, a mudança tornaria mais fácil para os governos locais arrecadarem dinheiro para investimento em infraestrutura.

O subíndice do setor financeiro avançou 1,20 por cento, o de consumo teve alta de 3,98 por cento, o setor imobiliário subiu 1,39 por cento, enquanto o subíndice de saúde avançou 4,36 por cento.

No restante da região asiática, os mercados também permaneceram mais firmes apoiados por esperanças de que a China e os Estados Unidos voltem a reduzir as hostilidades comerciais, embora comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a política do iuan e do Federal Reserve, banco central norte-americano, tenham limitado o dólar.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,6 por cento às 7:26 (horário de Brasília).

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,09 por cento, a 22.219 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,56 por cento, a 27.752 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,31 por cento, a 2.733 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,82 por cento, a 3.326 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,99 por cento, a 2.270 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,87 por cento, a 10.792 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,15 por cento, a 3.199 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,96 por cento, a 6.284 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias