Gestão

ABCCC projeta ano promissor para o Cavalo Crioulo

Aumento de participação em provas da raça e realização da FICCC no Brasil embalam perspectiva positiva


Publicado em: 15/01/2018 às 15:20hs

ABCCC projeta ano promissor para o Cavalo Crioulo

O ano de 2018 para o Cavalo Crioulo deve ser promissor e com novos recordes batidos em participações nas modalidades esportivas. Essa é a expectativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Segundo seu presidente, Eduardo Suñé, embora o país enfrente uma crise sem precedentes, desde a Expointer, passando pelas credenciadoras ao Freio de Ouro e outras provas esportivas realizadas na sequência, os números registrados estão acima da média.

Para o dirigente, a grande quantidade de animais participando dos eventos da raça reflete a perspectiva. "Este é um ano que iniciamos com bastante otimismo e será belíssimo para a raça, com desenvolvimento, crescimento e liquidez. Vamos trabalhar com bastante foco e qualidade de eventos. Em 2017 houve um impressionante crescimento no Laço e na Paleteada e esperamos um crescimento nas nossas modalidades esportivas novamente", salienta.

Em relação ao mercado, Suñé avalia que o ano de 2017 surpreendeu positivamente pela liquidez. Lembra que os preços tiveram adequações em relação aos outros anos, o que é normal perante a crise, mas com bastante demanda principalmente por criadores e usuários do centro do país. "Em 2018 vamos dar sequência também à expansão da raça, especialmente nas regiões centro e norte do país, mobilizando os núcleos, fazendo com que a raça cresça nesta região, a exemplo do que fizemos em 2017", observa.

Os eventos como as classificatórias ao Freio de Ouro e as Exposições Passaporte para a morfologia vão mobilizar criadores em pelo menos oito Estados brasileiros e o Distrito Federal. O ano de 2018 também será marcado pelo evento da Federação Internacional dos Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), considerada a "Copa do Mundo" do Cavalo Crioulo que ocorrerá de 14 a 20 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Estamos realizando reuniões com os países participantes e temos uma grande expectativa para esse evento", destaca o presidente da ABCCC.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias